Agenda

Inscrições prorrogadas para Semana do IPPUR

foto

Foram prorrogadas até o dia 23 as inscrições de trabalhos para XIV Semana de Planejamento Urbano e Regional “De cidades e territórios”, organizada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ. Em sua 14ª edição, o evento ocorre entre os dias 22 e 26 de setembro, reunindo trabalhos realizados por estudantes, professores e pesquisadores.

Os interessados podem se inscrever em três modalidades para submissão de trabalhos: apresentação oral em sessões temáticas, apresentação de pôsteres e exposição de ensaios fotográficos. Resumos de trabalhos devem ser enviados até 23 de julho para o e-mail: semanapur2008@ippur.ufrj.br.

 


TOC e ansiedade são debatidos no IPUB

foto

Nesta sexta-feira, dia 18 de julho, o Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ promove um debate acerca de um tema muito recorrente hoje em dia, o transtorno obsessivo compulsivo, mais conhecido como TOC. A palestra “Terapia cognitivo-comportamental no transtorno obsessivo compulsivo e no transtorno de ansiedade social”, ministrada por Angélica Prazeres e Sara Mululo, professoras do Instituto de Psicologia da UFRJ, acontece às 10h30 no auditório Leme Lopes do IPUB, localizado na avenida Venceslau Brás 71, Fundos - campus UFRJ da Praia Vermelha.

 

 


VII Curso de Extensão de Álcool e Drogas

foto

Estão abertas, até o dia 24 de julho, as inscrições para o VII Curso de Extensão de Álcool e Drogas: A Contribuição da UFRJ, oferecido pelo Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA). Destinado profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, o curso tem início no dia 25 de julho e encerramento em 12 de setembro, ocorrendo sempre ás sextas-feiras, de 9h a 12h.

Para se inscrever, basta ao interessado enviar um e-mail para depe@hesfa.ufrj.br, indicando o nome e a categoria — profissional ou estudante — a qual pertence. Para estudantes, é preciso especificar ainda curso e faculdade. Já os profissionais devem indicar a formação no cadastro.

O curso, que tem limite de 70 vagas, ocorre no auditório do HESFA, na rua Afonso Cavalcanti 20, Cidade Nova, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3184-4407 ou 2521-9497.

 


Fórum encerra programação de julho com teatro e música

fotoO Fórum de Ciência e Cultura encerra o mês de julho com uma preciosa programação para os amantes da arte. No domingo, dia 27, ocorre a última apresentação da peça Estação terminal. O monólogo com a atriz Tuca Moraes é baseado nas obras de Lima Barreto e acontece às 19h, no Palácio Universitário. A atração se limita ao número de 40 espectadores. Reservas podem ser feitas pelos seguintes telefones: 2246-0237 e 8104-8877 ou pelo endereço eletrônico: cafuturo@gmail.com.

A série Música no Fórum, por sua vez, reúne para um recital os vencedores do II Concurso Jovem Destaque. O evento ocorre no dia 28, entre 19h e 21h, no Salão Dourado. Já no dia 30, um grupo formado pelos compositores da música brasileira contemporânea Alexandre Schubert, Caio Senna, Heber Schünemann, J. Orlando Alves, Marcos Lucas, Neder Nassaro e Sérgio Roberto de Oliveira. Léo Sousa e Daniel Serale (percussão) vão interpretar obras do Prelúdio XXI. A apresentação acontece na capela de São Pedro de Alcântara, das 19 às 21 horas.

 


Inscrições para Pós-graduação na ECO

fotoA partir do dia 28 de julho até 29 de agosto, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção 2008/2009 de acessos aos cursos de Pós-graduação da Escola de Comunicação da UFRJ. A ECO oferece mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura. Interessados devem procurar a Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação, localizada na avenida Pasteur, nº250 – campus UFRJ da Praia Vermelha, entre 11h e 15h. O edital pode ser acessado na página http://www.pos.eco.ufrj.br.