Zoom

Quando a dança vai ao encontro do público

Raquel Oliveira – AgN/CT

imagem zoom

Para muitos, a dança contemporânea significa quase nada. Quando muito, é o nome de alguma prática sem sentido e bastante estranha. Patrícia Pereira, professora da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ) e coreógrafa, pretende mudar isso através do UFRJ em Cena, idealizado e coordenado por ela.

2008 é o primeiro ano do projeto, que nasceu das discussões compartilhadas no Grupo de Pesquisa Anima. Dirigido pelo professor Vitor Melo, o Anima se dedica ao estudo do lazer, da animação e da cultura. A partir desse pontapé inicial, Pereira resolveu trazer a dança para perto da população, ampliando seu circuito, ainda restrito ao Centro da cidade e à Zona Sul.

Os objetivos são, ao mesmo tempo, modestos e difíceis de serem alcançados. Divulgar uma forma de expressão que, na imaginação da vasta maioria da população, é algo inatingível, que ela não tem a menor possibilidade de compreender ou debater é uma tarefa demorada, espinhosa. Por isso foram incluídas na agenda as oficinas e as discussões a serem realizadas respectivamente antes e depois das apresentações.

O UFRJ em Cena consiste em uma série de apresentações em três espaços do Rio de Janeiro: a Lona Cultural Municipal Terra, em Guadalupe; a Lona Cultural Municipal Renato Russo, na Ilha do Governador, e a Lona Cultural Municipal Herbert Vianna, na Nova Maré. O plano é realizar as oficinas de dança um dia antes das apresentações nas Lonas. No dia seguinte, imediatamente após o término do espetáculo, seria dado prosseguimento ao debate, no qual espectadores e intérpretes dialogariam sobre as impressões causadas pela discussão levantada na apresentação.

A discussão, no caso, seria sobre o uso que fazemos de nosso tempo livre. Com o sugestivo nome de Vai fazer o quê?, a encenação também irá propor a reflexão sobre questões como: controle e liberdade, o homem e sua relação com o lazer, e o acesso à cultura. Para Pereira, o sujeito de hoje está acostumado a absorver aquilo que lhe é dado, inclusive a forma como deve divertir-se – constantemente associada ao consumo. Assim, através da coreografia, os dançarinos buscam demonstrar que é possível ter uma relação mais criativa e estimulante com o tempo vago de que cada um dispõe, tempo que não pode ser menosprezado, mas tratado com a devida importância.

Um dos artifícios utilizados – “Uma metáfora”, como definiu a professora – é o boneco João Teimoso, famoso brinquedo infantil. Como se sabe, o boneco não passa de um balão inflável que, quando cheio, só se movimenta caso seja empurrado por alguém. O propósito de usá-lo é demonstrar como o homem contemporâneo se comporta em relação ao seu ambiente, e abrir novas possibilidades de se enxergar o mundo, através dos estímulos transmitidos ao Teimoso. Interessante também é o jogo “vivo ou morto”, quando, ao final da apresentação, os dançarinos incentivam o público a participar, e todos se misturam.

Vai fazer o quê? não é novidade para os alunos bolsistas que fazem parte da Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ. O espetáculo já existia antes do UFRJ em Cena ser idealizado, mas estava restrito a poucos teatros, também no eixo Centro - Zona Sul. A princípio, esse será o único repertório da turnê, mas outros podem vir a ser elaborados em conjunto com os alunos participantes.

A turnê conta com o patrocínio do Banco do Brasil e do Departamento de Arte Corporal da EEFD. As Pró-reitorias de Graduação, de Planejamento e Desenvolvimento e de Extensão também têm apoiado o projeto; contudo, apesar da receptividade que o meio acadêmico demonstrou para com o UFRJ em Cena, a verba ainda é escassa e, portanto, não há previsão de outras apresentações que não as três já programadas. Apesar dos percalços, Patrícia Pereira confia que a turnê vai seguir em frente e que, algum dia, a dança contemporânea cairá, literalmente, nos pés do povo.

Confira abaixo as datas e os horários de realização do evento.

Lona Cultural Municipal Terra - Guadalupe
01/10, às 14h - Oficina de dança
02/10, às 19h – Apresentação do espetáculo Vai fazer o quê?, seguida de debate com o público


Lona Cultural Municipal Renato Russo - Ilha do Governador
09/10, às 14h - Oficina de dança
10/10, às 20h – Apresentação do espetáculo Vai fazer o quê?, seguida de debate com o público


Lona Cultural Municipal Herbert Vianna - Nova Maré
15/10, às 14h - Oficina de dança
16/10, às 19h – Apresentação do espetáculo Vai fazer o quê?, seguida de debate com o público