Plano Diretor

Estudantes divergem sobre Plano Diretor

Vanessa Sol

foto

Há pouco mais de um mês, o Comitê Técnico do Plano Diretor UFRJ 2020 realiza reuniões semanais para discutir suas diretrizes e apresentar novas propostas. Nas diretrizes do anteprojeto do PD está prevista uma nova concepção de Cidade Universitária. O projeto prevê a reorganização e reurbanização do espaço existente. A integração proposta pelo anteprojeto leva em consideração a heterogeneidade de indivíduos que circulam pela Cidade Universitária.

Entretanto, de acordo com o comitê, nenhuma proposta será colocada em ação sem o amplo debate. A idéia é envolver a comunidade acadêmica nas discussões a fim de que ela opine, critique e dê sugestões ao Plano.

Entre as proposta já apresentadas estão alternativas ao transporte na Cidade Universitária. A implantação de ciclovias, do Maglev (trem de levitação sobre trilhos), Acqua Móbile (transporte aquaviário) são algumas das soluções em discussão nas reuniões do PD.

Além do transporte, outra proposta a ser discutida pelo comitê do PD UFRJ 2020 é a construção de residências universitárias. A idéia é oferecer seis mil moradias aos estudantes de Graduação e Pós-graduação. Algumas dessas moradias farão parte da política assistência estudantil, sendo destinadas aos estudantes sem recursos financeiros, e a outra parte destinada aos estudantes que puderem pagar. No entanto, o valor será utilizado apenas para a manutenção dos imóveis.

O Comitê discute, ainda, a criação centros de convivência e de um Espaço Central de Integração que possa abrigar bibliotecas, auditórios e restaurante universitário, entre outras instalações. A criação de áreas de convivência dessa natureza constitui-se como um dos grandes desafios para universidade, mas será essencial para acabar com a idéia de fragmentação e estimular o convívio entre os diferentes saberes da comunidade acadêmica.

Para o estudante de Engenharia Ambiental e participante do UFRJ Ambientável, Daniel Sousa, a maior carência da universidade, atualmente, é a falta de espaços de lazer, esporte e estudo. Na opinião do estudante, é necessário construir locais de convivência que integrem discentes de diferentes áreas do conhecimento “porque nesses espaços também se produz pensamento crítico”. Ele afirma, ainda, que a implantação de espaços dessa natureza proporcionará aos estudantes momentos descontração e ajudará a habitar a Cidade Universitária. “Os centros de convivência permitirão que os alunos se interessem mais pela vida universitária, além disso, com a ocupação dos espaços, a Cidade Universitária se tornará mais segura”, enfatiza o estudante.

Já para a estudante de Artes Cênicas – indumentária da Escola de Belas Artes, Lara Lima, antes de ser realizada qualquer mudança é preciso solucionar os problemas crônicos da universidade. Para a estudante, a falta de professores é um deles. “Antes de o Plano Diretor implementar um série de mudanças na Cidade Universitária é preciso resolver questões como a da assistência estudantil e da falta de professores. Além disso, as idéias precisam ser mais simples para se tornarem viáveis”, declara Lara.

Na opinião dos estudantes, as melhorias são válidas. No entanto, poucos deles conhecem ou sequer ouviram falar no Plano Diretor UFRJ 2020. A estudante do curso de Português – alemão da Faculdade de Letras, Ohana Marçal, do primeiro período, afirma nunca ter ouvido falar do PD. Ela acredita que todas as mudanças benéficas à universidade são bem-vindas, porém se a intenção é fazer o debate antes de implementá-las, é necessário que o comitê, em parceria com os diretores de unidades, divulguem em cada uma delas o que é o Plano Diretor. “A divulgação é fundamental para que todos os alunos conheçam e possam dar opiniões ou sugestões ao Plano Diretor”, finaliza Ohana.