Banco de Estágios

Estágio no Laboratório de Tecnologia Submarina – COPPE, da UFRJ

foto

O Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS) está oferecendo estágio para alunos dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil ou Geografia. As áreas de atuação são Sensoriamento Remoto, Engenharia Costeira e Oceanográfica e SIG (Sistema de Informações Geográficas).

Para se candidatar às vagas, é necessário ter noções de Sensoriamento Remoto e de programas de Georefereciamento (Arcview, Surfer) além de inglês instrumental (leitura e compreensão).

Mais informações, com Rafael, pelo telefone: 2562-7790, ramal 223.

 


IESC seleciona bolsista

foto

O Projeto Violência e Assédio Moral no Trabalho dos Trabalhadores de Saúde está selecionando bolsistas (a partir do 6ºperíodo da UFRJ) para trabalho de campo de 20 horas semanais das seguintes áreas: Psicologia Social, Direito do Trabalho, Serviço Social e Ciências Sociais. Caso haja interesse de alunos de outras áreas, o projeto admite avaliação. O valor da bolsa é de 300 reais.

A proposta desta pesquisa é construir instrumentos, espaços de discussão e recebimento de queixas que envolvem violência e assédio moral no trabalho dos trabalhadores de Saúde, principalmente ligados a sindicatos de servidores públicos federais localizados no Rio de Janeiro, fazendo os recortes de gênero e raça. Estamos, no momento, realizando o sub-projeto UFRJ.

O assédio moral pode ser definido como a violência moral no trabalho, todas as ações, gestos e palavras que atinjam, pela repetição, a autoestima e a segurança individual, questionando sua competência, implicando danos ao ambiente de trabalho, à evolução da carreira profissional e à estabilidade do vínculo empregatício. Ou seja, todas as atitudes que são capazes de ferir a personalidade e dignidade da pessoa, a integridade física ou psíquica do trabalhador, colocando em risco o emprego e afetando o ambiente de trabalho.

Os interessados devem agendar o horário da entrevista enviando e-mail para lulacerda@iesc.ufrj.br, colocando no assunto: Seleção – iniciação científica. No mesmo e-mail, deve ser enviado o currículo, o que entende sobre assédio moral, e o que achou da proposta de pesquisa. Para obter mais informações, os responsáveis orientam os candidatos a visitarem a página eletrônica: www.iesc.ufrj.br/assediomoral. Mais informações pelo telefone 9997-5676. Local da entrevista: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC), na UFRJ.