Zoom

Centro Tecnológico da UFRJ terá novas salas de aula

Diego Paes – AgN/CT

imagem zoom

Até o segundo semestre deste ano o Centro de Tecnologia da UFRJ contará com seis novas salas de aula. De acordo com o projeto, que faz parte do Plano Diretor da UFRJ, cada sala terá capacidade para 80, até 100 alunos, todas com computadores e projetores. As instalações são sinais do crescimento do número de vagas na Engenharia da UFRJ.

Outra obra de destaque no CT é a construção da nova Biblioteca Geral, que substituirá as já existentes no Centro, incluindo as da Escola Politécnica, a da Escola de Química e a da Coppe.

De acordo com o decano do CT, Walter Issamu Suemitsu, as novas salas serão criadas para comportar os alunos dos novos cursos que foram criados principalmente na Escola Politécnica, como Engenharia de Automação e Controle, Meio Ambiente, Petróleo e Computação, que, quando se iniciaram, não havia salas suficientes para os graduandos.

Um fator importante evidenciado com as obras do Centro de Tecnologia é o crescimento no número de vagas nos cursos de Engenharia da UFRJ, e segundo o decano Walter Issamu Suemitsu, foram criadas entre cerca de 100 novas vagas na Engenharia da UFRJ. “Também existe essa questão da ampliação de vagas da Engenharia, com a criação de um ciclo básico, sendo 100 vagas a mais, já no segundo semestre deste ano. Essas novas salas irão comportar um número maior de alunos”.

As novas salas de aula vão ocupar uma área nos fundos do bloco A, sobre um estacionamento de funcionários. Já a nova Biblioteca Central do CT ocupará o espaço aberto na frente do mesmo bloco.

O projeto de obra da Biblioteca Geral está em andamento, e a sua construção também vai liberar áreas para a ampliação de salas de aula e gabinetes de professores. Além criar no CT um espaço de convivência e estudos para os estudantes. A Biblioteca terá três níveis, sendo no térreo um local de uso público, incluindo café, livraria, jornaleiro, local de exposições e mostras, espaço de consulta e mesas para estudo na parte de fora. Os outros dois andares abrigarão os livros e espaços para consulta e pesquisa que terão salas especiais para grupos de estudo, no entanto ainda não há previsões para o início das obras.

Para o decano Walter Issamu Suemitsu, uma ampliação maior do Centro de Tecnologia depende da conclusão do prédio da Física, visto que liberaria espaço para a criação de novas salas de aula e laboratórios. Com essas áreas livres não será preciso fazer tantas expansões, porque grande parte do bloco A será ocupado com salas de aula.