Agenda

Discutindo a sociedade

O Pós-Doutorado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ promove, nesta quinta-feira, dia 12 de março, a palestra “Sociedade do Conhecimento”, com Marcos Cavalcanti,  professor da COPPE/UFRJ.

O evento, que será realizado no Salão Moniz Aragão, das 13h às 18h, tem coordenação de Heloisa Buarque de Holanda, professora titular de Teoria Crítica da Cultura na Escola de Comunicação da UFRJ.

O Salão Moniz Aragão fica localizado no campus da Praia Vermelha, 2º andar do Palácio Universitário, av. Pasteur, 250. Mais informações: 2295-1599 ou rosaufrj@gmail.com


Lançamento de livro no IE


O Instituto de Economia (IE) da UFRJ promoverá, no dia 13 de marco, das 11h às 13h, o lançamento do livro Trabalho, Autogestão e Desenvolvimento: escritos escolhidos 1981-2005. O volume tem autoria de José Ricardo Tauile, ex-diretor do IE, e foi organizado por Marcelo Paixão e Rodrigo Castelo Branco (Editora UFRJ).

A obra é dividida em três linhas de debate: artigos dedicados ao tema das inovações tecnológicas de base microeletrônica e informacional, impactos sobre o mundo do trabalho e potencialidades ou ameaças para o Brasil; questão dos modelos de desenvolvimento econômico e de distribuição de renda; e reflexões que caminham para o tema da economia solidária.

O evento acontecerá no Salão Pedro Calmon, que fica no campus da Praia Vermelha, 2º andar do IE, av. Pasteur, 250. Mais informações: 3873 5237 ou jorgeana@ie.ufrj.br

 

 


Eduardo Suplicy no IE

No dia 16 de marco, o Instituto de Economia (IE) da UFRJ realizará uma conferência com o senador Eduardo Suplicy. Ele fará um levantamento da questão social no Brasil, à luz dos acontecimentos mundiais, bem como discorrerá acerca do programa de garantia de renda mínima, de sua autoria.

O evento, que será realizado no Salão Pedro Calmon, das 11h às 13h, marca a abertura do primeiro semestre do IE e é destinado a alunos e comunidade em geral. O Salão Pedro Calmon fica no campus da Praia Vermelha, 2º andar do prédio do IE, av. Pasteur, 250. 

Informações: 3873-5237 ou jorgeana@ie.ufrj.br

 


Palestra abre atividades do curso de Pós-graduação da ECO/UFRJ

Do Silêncio do Mar ao Cinema Falado: monólogo e teatralidade no cinema moderno. Esse é o tema da palestra que será ministrada por Ivone Margulies, professora associada do Hunter College, City University of New York (CUNY). O evento, realizado pelo curso de pós-graduação da ECO e pelo Fórum de Ciência e Cultura – UFRJ, acontece, no dia 17 de março, das  14:30h às 16:30h, no Salão Moniz de Aragão.

A professora vai discutir um gênero híbrido, entre o ensaio e o drama. Ela aponta filmes nos quais os diálogos longos e repetidos monólogos trazem ao cinema moderno uma função oratória e expositiva. Ivone Margulies questiona se esse não seria um novo tipo de cinema de idéias.

 


Chorinho no Roxinho

O Centro Cultural Professor Horácio Macedo (CCMN), da UFRJ, receberá, no dia 18 de março, o flautista e compositor de choro Altamiro Carrilho. Ao longo de sua carreira, Carrilho recebeu alguns dos mais importantes prêmios da música brasileira, como o Troféu Villa-Lobos, de melhor disco instrumental pelo álbum “Clássicos em Choro”.

Quem comparecer ao show, que começa às 12:30h, no auditório Roxinho, será contemplado com um selecionadíssimo e apurado repertório, que traz arranjos de música clássica em ritmos brasileiros.


A entrada é franca. O auditório Roxinho fica na avenida Athos da Silveira Ramos, 274,Cidade Universitária. Mais informações: www.cchm.ufrj.br