Agenda

Aula inaugural da ECO aborda mídia e violência

A Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, o Consulado Geral do Canadá e o Consulado dos Estados Unidos realizam, nos dias 26 e 27 de março, um Seminário Internacional sobre Mídia e Violência que vai reunir jornalistas, acadêmicos e representantes da sociedade civil e de empresas públicas e privadas.

Os temas em destaque vão de ética e sensacionalismo a políticas de segurança pública, bem como prevenção e segurança do profissional de Jornalismo e violência no entretenimento (TV, Cinema, Internet, noticiários).

O evento acontece no salão Pedro Calmon, das 9h às 18h, localizado na avenida Pasteur nº 250, 2º andar, Praia Vermelha.


Pesquisando em Enfermagem abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o 16º Pesquisando em Enfermagem, a 12ª Jornada Nacional de História da Enfermagem e o 9º Encontro Nacional de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem, que acontecem de 11 a 14 de maio. O evento é organizado pelo Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery, da UFRJ. O prazo para envio de trabalhos vai até o dia 27 de março.

Entre os temas abordados estão Pesquisa clínica e sua aplicabilidade na enfermagem e Enfermeiras nas ditaduras de Vargas e de Franco. O local do evento é a Escola de Enfermagem Anna Nery, localizada na rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova.

Mais informações e inscrições no site http://www.pesquisando.eean.ufrj.br/index.php?cf=3.

 


Universo feminino na tela

O Curso de Extensão Direitos Humanos em Tela, do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), inicia na próxima quarta, dia 25, sua quarta edição com a exibição de Colcha de Retalhos (1995), filme de estréia da diretora Jocelyn Moorhouse sobre o universo feminino. Após a projeção, haverá debate com a socióloga Solange Dacach e a professora do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ, Ana Lúcia Soutto Mayor.

A exibição seguida de debate será realizada, a partir das 15h, no auditório Manoel Maurício, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). O endereço é avenida Pasteur, 250, Praia Vermelha.

 

 


Filosofia para todos

O Laboratório do Imaginário Social e Educação (LISE) oferece, a partir do dia 26 de março, o curso “Filosofia para todos”, que será ministrado pelo professor Reuber Gerbassi Scofano, da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ.

O curso será uma introdução aos grandes temas e autores da Filosofia, num diálogo criativo com o Cinema e a MPB, e acontece às 18h na sala Anísio Teixeira. A Faculdade de Educação localiza-se na avenida Pasteur, 250 (ao lado da piscina), Praia Vermelha.

 

 


Cinema no Fórum

O projeto Fórum na tela apresenta, nos dias 30 e 31 de março, a mostra Jovens desconhecidos. A primeira exibição é Casa de Lava (Portugal/França/Alemanha, 1994, 110 min, cor, legendas em português). Na terça, dia 31, é a vez de No quarto de Vanda (Portugal/Suíça/Itália/Alemanha 2000, 170 min, cor, legendas em espanhol).

A mostra acontece no salão Moniz de Aragão, das 19 às 22 horas, na avenida Pasteur, 250/2° andar, Praia Vermelha.

Para mais informações, consulte o site www.forum.ufrj.br ou ligue para 2295-1595. A entrada é franca.