Agenda

I Semana Literária Infantil

Vai até o dia 30 de abril a “I Semana Literária Estudantil”, organizada pelo Centro Acadêmico 6 de outubro, da Faculdade de Letras (FL/UFRJ). O evento conta com palestras e apresentações de trabalhos. Está prevista, ainda, a participação de Belchior e Tunai, cantores e compositores de MPB.

Os alunos que querem apresentar trabalhos ou criações literárias devem enviá-los para c.a.6outubro@gmail.com. Serão dados certificados de participação àqueles que assistirem a pelo menos duas mesas de discussão.

O endereço da Faculdade de Letras é Avenida Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária.




Feira reúne dança, música, poesia e artes plásticas

O Laboratório de Arte Corporal do curso de dança da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ promove, de 4 a 8 de maio, a “Feira Poética – Corpo, arte e pensamento” no Fórum de Ciência e Cultura. Sob a coordenação da professora Maria Ignêz de Souza Calfa, o evento tem por objetivo divulgar e integrar em um só espaço diferentes manifestações artísticas, como a dança, a literatura, a música e as artes plásticas.

A abertura oficial acontece às 14h45 do dia 4 com uma breve apresentação feita pela coordenadora do curso de dança, Katya Gualter, e pelo chefe do Departamento de Arte Corporal, Frank Wilson, no Salão Moniz de Aragão. Durante os quatros dias serão encenadas performances de dança no átrio, nas escadas e nos salões do Palácio Universitário. Apresentações de música, exibições de vídeos e exposições de fotografias e de pintura também estão incluídas na feira. Além disso, o evento conta com mesas-redondas e oficinas de dança e poesia.

O Fórum de Ciência e Cultura fica localizado no 2° andar do Palácio Universitário, campus da Praia Vermelha, av. Pasteur, 250, Urca.





Psicanalista discute Blade Runner

O cineclube da Casa da Ciência exibirá neste sábado, dia 2, às 16h, o filme Blade Runner: o caçador de androides (EUA, 1982), de Ridley Scott. Após o filme, está programada a palestra “O problema Moral em Philip K. Dick”, na qual o psicanalista Jurandi Freire Costa, professor do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), discutirá as analogias entre ficção e realidade a partir da análise da obra do escritor que inspirou o filme.

Blade Runner é um clássico de ficção criado a partir do livro Do Androids Dream of Electric Sheep?, escrito por Philip K. Dick, em 1966. O filme conta a história de um caçador de androides, na devastada e futurista Los Angeles de 2019, que se vê obrigado a escolher entre a sua profissão e um amor proibido.

O cineclube acontece no primeiro sábado de todo mês e conta sempre com a participação de pesquisadores e especialistas. A entrada é gratuita. A Casa da Ciência fica localizada na av. Lauro Muller, 3, em Botafogo.



O médico como paciente

No dia 29 de abril acontece a palestra do Centro de Estudos Professora Lúcia Spitz com o tema “O Médico como Paciente”. Os palestrantes são os professores Delta Madureira, de Cirurgia Geral, Ricardo Caminha, especializado em Clínica Médica, e Wolmar Pulcheri, de Hematologia.

O evento acontece às 10h30, no anfiteatro 9E34 do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), localizado na Cidade Universitária. A participação é aberta aos interessados.