Plano Diretor

Conselho Participativo debate “Habitação, comércio e serviços”



Rodrigo Ricardo

Segundo a pesquisa Vida Universitária: Hábitos e Anseios (2008), realizada pelo Laboratório de Diagnóstico em Opinião (LADO/UFRJ), 58% da população que circula pela universidade regularmente almoçam em quiosques ou restaurantes. Já os que trazem comida de suas casas representam 21,96%, enquanto os que se mantêm em jejum são 4,31%. De acordo com proposta do Comitê Técnico do Plano Diretor (CTPD) UFRJ 2020, aprovada e encaminhada pelo Conselho Universitário (Consuni) para debate na universidade, a meta é a concretização de uma política de alimentação que seja de qualidade e acessível, com preços razoáveis e compatível com os horários escolares, inclusive o noturno.
 
O documento destaca a alimentação como fator de “maior importância para favorecer a permanência dos estudantes no espaço universitário” e importante medida no combate à evasão. Esse tema, assim como “Habitação e Serviços de Comércio”, estará entre os assuntos presentes na pauta da quarta reunião do Conselho Participativo.  O evento acontecerá na sexta-feira, dia 17 de julho, no Salão Nobre da Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), das 10 às 12 horas.
 
Na última segunda-feira (6/7), os membros do CTPD enfatizaram o esforço  empreendido para ampliar o debate em toda a universidade. Além dos encontros do Conselho Participativo, também já ocorreram quatro oficinas temáticas sobre o Plano Diretor. Em virtude das férias de julho, as duas últimas oficinas estão agendadas para agosto: dia 12  (Esporte e Cidade Saudável) e 19 (Acessibilidade).