Agenda

Encontro debate tecnologia da informação na UFRJ


Acontece, no dia 15 de julho, das 10h às 12h no Salão Azul do Prédio da Reitoria da UFRJ, a mesa-redonda “A tecnologia da informação e comunicação”. O evento contará com a participação dos palestrantes Nelson Maculan, Álvaro Coutinho, Cláudia Motta e Maurício Guedes. A moderação do debate será feita por Carlos Antônio Levi da Conceição e Cláudia Maria Werner.

Serão abordados temas como "A computação de alto desempenho", "O papel do NCE na computação da UFRJ", "A vocação do Rio na área de TI", "O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência da Web (CNPQ)", "A criação da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação".

O evento é uma realização da Reitoria da UFRJ, Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (CoordCom) e da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3).

 


Seminário da Pós-Graduação na Área de Saúde

O professor Mario Vaisman, diretor-adjunto de pós-graduação da Faculdade de Medicina e presidente da Comissão de Pós-graduação e Pesquisa da Área de Saúde, convida a comunidade do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ) para o Seminário de Pós-Graduação na Área de Saúde.

O evento ocorre no dia 30 de julho, às 8h, no anfiteatro Alice Rosa, localizado no 12° andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Cidade Universitária.







Como administrar as finanças?

Quais os motivos que levam as pessoas a perder o controle sobre o próprio bolso e como negociar o pagamento das dívidas? A resposta quem dará será o professor  e palestrante Nelson Chalfun, do Instituto de Economia (IE/UFRJ), que nesta quarta-feira (15/07) falará sobre administração das finanças pessoais e familiares. “Há tantos casos de endividamento crônico que uma questão de natureza financeira passa a conformar um problema social”, disse o professor. O evento será realizado a partir das 12h, no Bloco G do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), sala 119, Cidade Universitária.

Segundo o palestrante, existem diferentes maneiras de administrar as finanças.  “Há pessoas que simplesmente guardam o dinheiro embaixo do colchão e vivem com raiva da vida; outras, nem colchão mais têm e vivem desesperadas nas mãos de agiotas; há ainda as que conseguem estabelecer uma hierarquia de gastos pessoais e executá-los de acordo com o planejado, atendendo às necessidades básicas e dispondo de tempo e dinheiro para o lazer. O dinheiro é uma coisa boa, dependendo de como o gastamos.”

O evento é realizado em parceria com o Programa Social de Integração Humana (PSIhU/PENO), Decania do CT, Assessoria de Sistemas da Qualidade (ASQ), Gerência de Recursos Humanos (GRU) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e Ouvidoria da UFRJ.

 



Escola de Música


O Coral da Escola de Música da UFRJ se apresenta nesta quarta-feira, dia 15 de julho, às 18h30. O evento será realizado no Salão Leopoldo Miguez, na própria Escola, na Rua do Passeio, 98, Lapa. A entrada é franca.

 

 

 

 


III Concurso Nacional Jovem Destaque


A edição desta segunda-feira, dia 20 de julho, da série Música no Fórum apresenta os vencedores do III Concurso Nacional Jovem Destaque.  O evento tem início às 19h, na Capela de São Pedro de Alcântara, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no Palácio Universitário da Praia Vermelha. Mais informações pelo telefone 2295-1595 ou pelo site www.forum.ufrj.br.