No Foco

Relações Internacionais no século XXI

Vanessa Sol


A UFRJ criou, há pouco mais de um ano, seu curso de graduação em Relações Internacionais (RI). A primeira turma aprovada no Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação de 2009 concluiu, no mês de julho, o primeiro período. A implementação do curso demonstra o compromisso da universidade em formar profissionais capazes de atender às demandas do mundo globalizado no século XXI. Os problemas sociais globais e o enfrentamento da falta de segurança nacional e humana, além do fortalecimento da cidadania do profissional, são as principais propostas de trabalho do curso.

Trabalhar com essas temáticas é possível através da grade interdisciplinar oferecida pelo curso, que é composto também por professores oriundos de diferentes unidades da universidade, tais como a Faculdade de Direito (FD), o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs), Instituto de Economia (IE) e Faculdade de Letras (FL). Segundo a coordenadora de Relações Internacionais, professora Vanessa de Oliveira Batista, essa interdisciplinaridade é um dos diferenciais do curso, pois permite formação ampla aos futuros profissionais. “Temos uma convivência harmoniosa com diversas áreas de conhecimento. Isso pode ser percebido no colegiado do nosso curso. Grupos de pesquisas se formam entre docentes que talvez antes não tivessem a oportunidade de se conhecer ou de saber que estavam tratando do mesmo tema”, destaca.

Segundo a professora, essa característica do curso permite a integração entre as diferentes áreas do conhecimento. Alguns alunos de RI já ingressaram em grupos de pesquisa dos cursos de História, Ciências Políticas e Direito. Outros participam também do curso de extensão, que é uma parceria entre a UFRJ e a ONU, coordenado por Vanessa Batista. Ela afirma ainda que os “alunos querem se envolver com a extensão e a pesquisa, além de terem projetos para participar de intercâmbios”. 

Na opinião da coordenadora, outro diferencial do novo curso são os alunos. Ela lembra que a primeira turma de RI, além de ter excelente rendimento nas disciplinas, é engajada com a vida universitária. Os estudantes estão organizando a I Semana de Relações Internacionais, que acontecerá entre os dias 17 a 21 de agosto.  “Nós temos alunos brilhantes selecionados nesse primeiro vestibular. São alunos que querem se envolver com a universidade para terem uma ampla vivência acadêmica”, enfatiza.

De acordo com a coordenadora, a proposta é abrir o curso para todas as oportunidades que a universidade oferece. O próximo passo do colegiado do curso é fomentar o desenvolvimento da pesquisa através da aquisição de bolsas de monitoria e de iniciação científica. “Nossa perspectiva é fazer o pedido dessas bolsas para o próximo ano”, ressalta.

Outra medida adotada pela coordenação, em parceria com o Setor de Convênios e Relações Internacionais (SCRI) da universidade, é possibilitar que os alunos de graduação de RI participem de intercâmbios acadêmicos com universidades estrangeiras conveniadas à UFRJ. Segundo Vanessa Batista, “os estudantes de segundo período de RI já estão contemplados pelo Programa Erasmus Mundus e podem pleitear um intercâmbio de seis a dez meses nas universidades conveniadas”.

Dificuldades

Apesar da aparente tranquilidade, o início das aulas para o curso de RI foi marcado pela falta de instalações próprias. As aulas, que eram lecionadas no Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária, foram transferidas na metade do período letivo para o Ifcs, no Centro. Entretanto, como afirma a coordenadora, as dificuldades encontradas atualmente com o espaço físico serão solucionadas com a expansão da Cidade Universitária prevista no Plano Diretor 2020: “Nossa maior aspiração é um lugar para chamar de nosso”.

Porém, mesmo com todas as dificuldades, a professora Vanessa afirma que “as coisas estão fluindo” e que alguns problemas enfrentados pelo curso são próprios da universidade. Para tentar aparar as arestas que ainda restam, ela afirma que “é preciso manter um canal de diálogo entre o colegiado do curso e os órgãos da universidade”.

O curso

O curso de Relações Internacionais da UFRJ apresenta-se como inovador no âmbito da responsabilidade de gestão administrativa, compartilhada entre o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). A direção do curso é exercida por um colegiado formado por representantes dos centros, das unidades e dos órgãos complementares que integram os referidos centros, como Ifcs, IE, FD, Núcleo de Estudos Internacionais (Nei) e o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH). No curso de RI são oferecidas também disciplinas ministradas pelo Centro de Letras e Artes (CLA).