Zoom

Um dicionário diferente

Igor de Matos


Dicionários tradicionais se preocupam com conceitos. Para eles, o importante é definir. O dicionário de poética foge a essa prerrogativa e trata de questões. “O homem se pergunta o que é a vida, o que é a morte. Ora, você tem diversas respostas para o que é a morte, mas nenhuma delas dá conta do que é a morte. A morte é maior que qualquer conceito”, exemplifica Manuel Castro, professor da Faculdade de Letras e autor do Dicionário de Poética e Pensamento online (www.dicpoetica.letras.ufrj.br), que será lançado no dia 29 de outubro.

A idéia de produzir o Dicionário de poética não surgiu do nada. Tudo começou ao ver que um antigo professor seu da graduação, mantinha diversas fichas com trechos de livros. “Meu desejo de produzir essas fichas veio mesmo posteriormente, com a minha entrada na Faculdade de Letras, já como professor, em 1970. Desde então já fiz diversas fichas, algumas são antiguíssimas”, explica. Porém, a centelha veio com a explosão da informática na década de 90. “Eu pedi ao NCE que fizesse um programa para eu digitalizar minhas fichas. Mas esse primeiro programa era muito pobre e não atendeu as nossas demandas. Depois, eu soube que a base da Wikipedia era livre e permitia adaptações. E então passamos a migrar as fichas do antigo programa do NCE para essa nossa nova base.”

Nesse período até a elaboração do site, algumas fichas foram perdidas. Porém, esses percalços não diminuíram a determinação do professor Manuel de Castro. A concretização do seu desejo veio quando o professor encontrou um grupo de alunos dispostos a trabalhar para possibilitar o dicionário. Integrantes do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Poética (Niep), esses alunos fizeram o serviço apenas pelo “amor ao trabalho intelectual”, como definiu Manuel.

Perguntado sobre qual o público que o dicionário pretende alcançar, o professor é enfático: “todo e qualquer um que quiser consultar”. No entanto, Manuel admite que o foco maior está nos pesquisadores que, a partir do dicionário, podem ter acesso a diversas obras. Castro também explica que, mesmo usando a plataforma Wiki, o dicionário não é aberto a edições por parte dos visitantes, mas que a opinião e participação de todos é bem vinda.

“Nós queremos fazer com que o leitor pense. Os meios de comunicação vivem da persuasão, querem convencer o leitor. Nós não queremos nada disso”, objetiva Manuel. A data de lançamento do dicionário também não quer dizer que ele estará concluído. “O dicionário nunca estará pronto. Ele não para de crescer”, explica o professor.

O Dicionário de Poética e do Pensamento será lançado no dia 29 de outubro na Faculdade de Letras. Ocorrerá, primeiramente, uma apresentação explicando o que é um dicionário de poética seguida de uma mesa redonda que discutirá dois temas: a interdisciplinaridade e as grandes transformações ocorridas por causa da informática na difusão do conhecimento.