Agenda

Palestras e seminários no Fórum


No dia 1º  de outubro, o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) dá continuidade à série Encontros Acadêmicos, trazendo a palestra “Direção de Arte Expandida”, ministrada pelo designer e professor da Escola de Comunicação da UFRJ, Leonardo Gomes, que abordará as novas tendências do Design e as transformações das estratégias publicitárias contemporâneas. O encontro acontece das 9 às 11h30, no Salão Moniz de Aragão.

Neste mesmo dia, o FCC realizará o encontro de pesquisadores do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (Pós-Doc, PACC) do Brasil e do exterior, sob a coordenação da professora Heloisa Buarque de Hollanda, também professora da ECO e coordenadora do PACC, das 13h às 18h, no Salão Moniz de Aragão.

Haverá ainda a exposição de obras dos formandos do curso de graduação em Pintura da Escola de Belas Artes da UFRJ, das 12h às 18h, no Salão Dourado.

No dia 2, haverá  o seminário “Memória, Identidade e Cultura – Representações e práticas sociais”, organizado pelo curso de Biblioteconomia (FACC), com  
apresentação de cenas de filmes e documentários.  O encontro acontece das 18h30 às 21h, no Salão Moniz de Aragão.

Já no dia 5 de outubro, a série Música no Fórum apresenta Arcos Trio, com  
Bernardo Fantini (viola), Daniel Albuquerque (violino) e Fábio Coelho (violoncelo), sob a curadoria do professor Luiz Senise, Escola de Música da UFRJ, das 
19 às 21h, no Salão Dourado.

O FCC fica localizado na av. Pasteur, 250, Praia Vermelha, Palácio Universitário – 2º andar.

Confira a programação completa em: www.forum.ufrj.br/programacao.html.


Quintas Musicais traz Sururu na Roda


O Projeto Quintas Musicais apresenta, no dia 8 de outubro, o Sururu na Roda. O grupo é um dos pioneiros no processo de revitalização da Lapa e valoriza diferentes gêneros e estilos como o xote, samba, choro, maxixe e as marchinhas de carnaval. Imprimindo um frescor típico da nova geração, o grupo já lançou três CDs: Arco da Velha, Sururu na Roda e Que Samba Bom!. O último álbum conta com a participação especial do cantor e compositor Zeca Pagodinho em uma faixa mesclada de duas músicas. O Sururu na Roda se apresenta no auditório do Centro de Tecnologia, às 12 horas.


XVI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-germânicos


Estão abertas as inscrições para a XVI Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-germânicos, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de outubro.  O tema deste ano é “Línguas, Literaturas e Mídias”, que abordará modelos de leitura articulados por determinados gêneros literários; o papel determinante das mídias (manuscrito, impresso, digital, audiovisual) seja no ensino de língua ou na história e na análise da literatura e reflexão crítica sobre os conceitos básicos: leitura-tradução; livro-texto; texto-identidade; texto-gêneros discursos.

Os participantes poderão assistir palestras e ainda poderão fazer dois minicursos. As inscrições pode ser feitas no Departamento de Letras Anglo-germânicas (sala D-204) às segundas, quartas e sextas, das 9h às 13h.


Jornada de Clínica Médica no Hospital Universitário


O Departamento de Clínica Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da UFRJ, promove a Jornada de Clínica Médica, que acontece de 5 a 7 de outubro. O evento traz como tema “Exames Complementares” e é destinado a médicos, residentes e alunos. 

As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Clínica Médica (9° andar do HUCFF), de segunda a quinta-feira, das 10h às 14h. A Jornada acontece no auditório Alice Rosa, localizado no 12° andar do HUCFF, na rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, nº 255, Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone 2562-2848.

Anteriores