Zoom

Ifcs comemora 70 anos do curso de História

Vanessa Sol


No ano em que comemora 70 anos de criação, o curso de História do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS–UFRJ) ganhou uma exposição para marcar a data. Foram reunidos documentos e fotografias importantes que contam a trajetória do curso desde sua criação na época em que fazia parte da Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi). A mostra tem como objetivo reforçar a identidade, os princípios e os valores do curso, além de ampliar a pesquisa sobre a formação da graduação de História no país.
 
A professora Marieta de Moraes Ferreira, integrante da comissão organizadora da exposição, afirma que os principais valores do curso devem ser a democracia, o respeito às diferentes concepções de História, a pluralidade de ideias dentro da universidade, a formação de qualidade dos estudantes e a ampliação da pesquisa. Para ela, é importante solidificar esses valores “para não recairmos em momentos passados de autoritarismo e repressão”, ressalta.
 
Doze pontos marcantes da história do curso estão retratados na exposição. Entre eles, está o período da ditadura militar no Brasil, época em que os professores entravam na universidade para lecionar através de indicações políticas, em função do estado de exceção que o país vivia naquele momento. O desmembramento da FNFi, a criação da UFRJ, em 1967, a transferência para o Largo de São Francisco e o esvaziamento do curso de História com instituição do AI-5, em 1968, também podem ser vistos na mostra.
 
Outro período apresentado pelos documentos e fotos e que reflete um período conturbado na vida política do país foi o Estado Novo, de 1937 a 1945, quando também predominavam as indicações. Na exposição é apresentado ainda o momento em que os cursos de História e Geografia, antes oferecidos em conjunto, se dissociam, em 1955. Os cursos ganharam vitalidade com a entrada de novos professores, além da criação do Centro de Estudos Históricos, que refletiu a intensa polarização do mundo com o acirramento da Guerra Fria, em 1958. 
 
A professora, que desenvolve há dois anos uma pesquisa sobre a institucionalização dos cursos de História no Rio de Janeiro, tem um afeto especial pelo curso, no qual leciona desde 1988. Marieta ressalta que o trabalho de pesquisa e a realização do evento, recuperando aspectos da história do curso, possibilitam um olhar “do que ele foi e do que ele quer ser”.  Para o futuro, há a discussão no departamento para que o curso de História se transforme em um instituto, o que lhe daria mais autonomia e possibilidade de projeção.
 
A exposição fica aberta ao público entre os dias 1º e 30 de outubro, das 7h às 20h30, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS–UFRJ), que fica no Largo de São Francisco, nº 1.