No Foco

Nascedouro de músicos

Diogo Cunha


“O músico não se forma só em seu estudo técnico e teórico.” A frase de Eduardo Biato, responsável pelo setor artístico da Escola de Música da UFRJ, serve como preâmbulo para o projeto que, desde 2007, oferece a alunos, ex-alunos, professores e funcionários a oportunidade de se apresentarem ao grande público. Criada pela maestrina Maria José Chevitarese, a Série Talentos acontece todas as quartas-feiras, de março a dezembro, às 18h30, na Escola de Música. No evento, os músicos interpretam um repertório diversificado, que vai de clássicos da música erudita, MPB e jazz, até composições dos próprios alunos. As apresentações são gratuitas e acontecem na Sala da Congregação, com capacidade para 100 pessoas.

Os alunos, mesmo aqueles  já iniciados no contato com o público, consideram a oportunidade imprescindível. “A Série Talentos é uma chance para os músicos se aperfeiçoarem. Para a gente, hoje vai ser um dia de grande aprendizado”, afirma Vinícius Macedo, um dos integrantes do quarteto de saxofones Palheta Carioca, antes de seu primeiro concerto na Escola.

Biato explica que o quarteto, composto por dois estudantes e dois músicos graduados, integra um grupo de cerca de 150 músicos que já se apresentaram este ano. O número elevado de participantes indica a principal característica da Série Talentos: ser um projeto amplamente dedicado aos alunos. O diferencial do projeto para outros eventos da Escola é a abrangência de instrumentos que contempla. Além disso, na Série Talentos, os alunos têm total liberdade para escolher a formação dos conjuntos, o repertório e os arranjos.

O projeto foi criado para aplacar o problema crônico da falta de oportunidades para os alunos se apresentarem na escola. O sucesso revela-se na grande procura por parte dos discentes. No entanto, o número de vagas é insuficiente para a grande demanda, devido às poucas salas disponíveis para a realização dos concertos. O professor de saxofone José Rua ressalta o problema: “Tirando o recital de formatura e as provas, os alunos não têm oportunidade de se apresentar na escola. Nós temos muitos alunos e pouco espaço para apresentações”, argumenta.

Com essa dificuldade, muitos alunos costumam formar conjuntos dentro da escola e se apresentar fora, como é o caso do Palheta Carioca. Apesar das dificuldades, a Série Talentos vem contribuindo para o desenvolvimento dos novos talentos musicais. A apresentação do Palheta Carioca, na última quarta-feira, dia 21, para cerca de 20 pessoas, é uma evidência disso.