Agenda

Dudu Nobre no Quintas Musicais


O projeto Quintas Musicais recebe nesta quinta-feira (26/11) o sambista Dudu Nobre, que em novembro comemora 10 anos de carreira. O show acontece a partir do meio-dia no auditório do Centro Cultural Professor Horácio Macedo, o Roxinho.

Dudu desde cedo conviveu com grandes nomes do samba, como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Grupo Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Dicró, Jovelina Pérola Negra, Deni de Lima, Cláudio Jorge, Luiz Carlos da Vila e Nelson Cavaquinho. Sempre como compositor e puxador-mirim, integrou diversas escolas de samba infantis, fazendo a estreia na Alegria da Passarela.

O sambista também passou pelas bandas de Dicró, Pedrinho da Flor e Almir Guineto, tocando cavaquinho. Depois trabalhou por seis anos com Zeca Pagodinho, apresentando-se no Brasil e  no exterior.

O show tem entrada franca e o endereço do Roxinho é avenida Athos da Silveira Ramos, 274, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Cidade Universitária.


Seminário sobre planejamento de fármacos


A próxima edição do Programa de Seminários Didáticos do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da UFRJ será realizada na segunda-feira (30/11), às 15h. Daniel Pais Pires Vieira, professor de Química Orgânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e doutorando em Química de Produtos Naturais pelo próprio NPPN, ministra o seminário “Planejamento de Fármacos”.

A apresentação é voltada para a comunidade acadêmica. O evento ocorre no Auditório Paulo da Silva Lacaz, subsolo do bloco H do Centro de Ciências da Saúde (avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária).


Instituto de Economia discute bioenergia


O Instituto de Economia (IE) da UFRJ realizará, na próxima sexta-feira (27), o II Workshop Infosucro. O objetivo é discutir inovações tecnológicas e temas ligados à bioenergia, produção e exportação de açúcar e etanol, além de indicadores sociais de biocombustíveis. O evento acontecerá no Salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, das 9h às 17h.  

Sob o comando da professora do IE Maria da Graça Derengowski Fonseca, o seminário contará com a participação de acadêmicos da própria UFRJ, entre eles José Maria Silveira, Valéria Pero e Renata La Rovere , e com palestrantes especialistas no assunto, como Luciana Di Ciero (Amyris-SP), Paulo Soares (Dedini), Eduardo Leão Sousa (ÚNICA) e o pesquisador Louis Girard (Universidade de Picardie – França).

O FCC localiza-se na avenida Pasteur,  250 – Campus da Praia Vermelha, Urca, Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas.


Psicologia e educação


O encontro “Psicologia Social e Educação: cartografando práticas” será realizado nesta quinta, dia 26, a partir das 8h30, no Salão Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura, no campus da Praia Vermelha. O evento será promovido pela Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia (CRP-RJ), em parceria com a Abrapso Núcleo Rio de Janeiro e a UFRJ.

O objetivo da palestra é promover um diálogo e estimular reflexões nos espaços coletivos de ação. Os psicólogos convidados debaterão temas como a formação do psicólogo escolar, a educação inclusiva e a medicação no contexto escolar.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. Aos que participarem do encontro, serão emitidos certificados. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail nucleorioabrapso@gmail.com.