Agenda

Feira Agroecológica na UFRJ


Devido ao sucesso de público do I Encontro Sabores e Saberes, que levou para a universidade uma feira de alimentos, o Jardim Central do Restaurante Universitário recebe, nesta quinta, dia 3, a “Feira Agroecológica na UFRJ”.

Entre 9h e 14h, alunos, professores, funcionários e demais frequentadores da Cidade Universitária podem conferir produtos orgânicos provenientes da agricultura familiar do estado do Rio de Janeiro. Os organizadores fazem um pedido: em contribuição ao meio ambiente, cada visitante deve levar sua própria sacola.

O Restaurante situa-se próximo ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária.


Ifcs promove a Semana de Estudos Medievais


Nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, o Programa de Estudos Medievais (PEM) da UFRJ realiza a VIII Semana de Estudos Medievais. Contando com os patrocínios do Banco do Brasil, FUJB/UFRJ e Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), o evento traz mesas-redondas e apresentação de trabalhos de alunos de graduação e de pós-graduação, sempre a partir das 14h, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs).

Os interessados nos estudos sobre a Idade Média podem se inscrever até o primeiro dia do evento, das 14h às 18h, na sala do PEM, localizada no Ifcs. É necessário preencher previamente a ficha de inscrição no site do evento, onde consta ainda toda a programação.

O Ifcs localiza-se no Largo de São Francisco de Paula, 1, no centro do Rio de Janeiro.


LabOceano promove Workshop Internacional


O Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) da Coppe/UFRJ promove entre os dias 2 e 4 de dezembro o 4º International Workshop on Applied Offshore Hydrodynamics. O evento irá discutir e avaliar os desafios técnicos e científicos relacionados à hidrodinâmica em mar aberto, com convidados internacionais e pesquisadores da Petrobras e da Comunidade Tecnológica Brasileira.

Trabalhos apresentados durante o Workshop serão avaliados, com os melhores sendo publicados em revistas de artigos tecnológicos internacionais, como a MSOT (Marine Systems and Ocean Technology). A inscrição pode ser feita no site oficial do evento: http://www.laboceano.coppe.ufrj.br/4iwaoh O LabOceano fica no Parque Tecnológico, Quadra 7, Cidade Universitária – Rio de Janeiro.


Reestruturação urbana em debate no Ippur


O auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ) recebe, nos dia 2 e 3 de dezembro, o workshop “Cidade do México, São Paulo e Rio de Janeiro: Reestruturação urbano-regional e as transformações nas fronteiras metropolitanas".

O evento, organizado pelo Laboratório Oficina Redes e Espaço (LabORE), pretende dar continuidade às discussões desenvolvidas no Seminário Internacional "A expansão da metrópole para além das fronteiras da sua região: continuidade ou ruptura?", realizado em setembro. O auditório do Ippur fica no 5° andar do prédio da Reitoria.


Exibição do documentário sobre Hospital Universitário


O documentário HU, referente ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ, será exibido em cadeia nacional  até o dia 5 de dezembro. O filme é dirigido por Pedro Urano e Joana Cseko, e as gravações foram realizadas no próprio HUCFF.

No Rio de Janeiro, o documentário é exibido pela TV Brasil, às 23h, na quinta-feira (3/12). Mais informações sobre o filme no blog: www.enigmahu.blogspot.com .