Tome Nota

Tratamento de fibrose pulmonar no HU

Vanessa Sol

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ) está selecionando pacientes com fibrose pulmonar idiopática (FPI) para participarem de um estudo clínico. O tratamento será realizado pela Unidade de Pesquisa Clínica em Pneumologia do hospital, em pacientes entre 40 e 80 anos de idade, de ambos os sexos, com diagnóstico da doença por biópsia pulmonar ou por Tomografia Computadorizada de Alta Resolução (TCAR).

A FPI atinge os dois pulmões, provocando minúsculas cicatrizes (fibrose) de causa desconhecida, por isso é chamada de idiopática. A incidência da doença não é comum. No entanto, pessoas idosas têm mais riscos de adquiri-la,  apresentando sintomas como falta de ar e tosse seca. No início, a falta de ar é mínima, ocorrendo apenas com grandes esforços, sendo frequentemente atribuída à idade ou à falta de condicionamento. Entretanto, ela se intensifica com o passar dos meses, com atividades mínimas do dia a dia.

O tratamento da FPI varia de acordo com a gravidade do quadro clínico do paciente, que depende de diversos fatores, como a idade, fase da doença, presença de diabetes e osteoporose. A melhor chance de retardar a progressão da FPI é começar o tratamento o mais cedo possível.

Os interessados devem procurar o Serviço de Métodos Especiais (SME) da Pneumologia, na sala 03 F90 do HUCFF (Rua Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária). Outras informações pelo telefones (21) 2562-2194 e 3105-0064