Plano Diretor

Plano Diretor é aprovado no Consuni

Rodrigo Ricardo - Jornal da UFRJ

Publicado na edição nº. 275, em 10 de novembro de 2009

O Conselho Universitário (Consuni) reunido, nesta quinta, dia 5, aprovou a versão final do Plano Diretor UFRJ 2020. O documento, com mais de 70 páginas, recebeu apenas três votos contrários e duas abstenções. A maioria dos conselheiros seguiu o parecer favorável à proposta da Comissão de Desenvolvimento do Conselho apresentado na última reunião, que acabou suspensa pela manifestação de um grupo de estudantes. Entre as principais idéias do documento estão a dupla integração da universidade, tanto interna quanto externa, a administração dos espaços e edificações a partir de uma visão de conjunto, bem como o planejamento de longo prazo com dois momentos intermediários: 2012 e 2016.

“A proposta responde à questão da organização do espaço físico sem desconsiderar a integração acadêmica e as metas imaginadas são factíveis com o tempo proposto para atingi-las”, destaca o parecer do presidente da comissão, Alcino Câmara, lembrando ainda do esforço de se ampliar o debate.  “Durante seis meses, foram realizadas seis oficinas temáticas e cinco reuniões do Conselho Particitipativo, instância que envolve inúmeros representantes da sociedade. Sem contar a ampla cobertura jornalística dado pelos meios de imprensa universitários”, ressaltou.

Segundo o professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional (Ippur/UFRJ), Carlos Vainer, a universidade começa a olhar para o seu futuro a partir deste momento. “Este trabalho é o resultado de um trabalho coletivo e sinto-me orgulhoso por ter participado do Comitê Técnico deste plano. Pertenço à comunidade desta universidade, desde 1959, quando entrei no Colégio de Aplicação (CAP/UFRJ)“, frisou o conselheiro, recordando a unidade, hoje na Lagoa, prevista para se transferir  para o campus da Cidade Universitária. “São os primeiros passos para se reinventar nossa universidade, de modo a aprofundar seu compromisso com o papel histórico que se espera de uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, completou.

Durante a sessão, a diretora da Faculdade de Educação (FE), Ana Monteiro, explicou que a iniciativa é inédita e representa um planejamento estratégico. Entretanto, ela ponderou que, apesar da disposição da FE/UFRJ em se transferir, existem algumas condições que precisam ser atendidas para que a unidade possa concretiza um projeto acadêmico.  “Nossa intenção se coaduna com a busca para se superar a fragmentação de nossa universidade”, afirmou a diretora.

O parecer da Comissão de Desenvolvimento prevê que a institucionalização do PDUFRJ 2020 deverá ocorrer através da criação de um Comitê Técnico do Plano Diretor Permanente, que deverá contar, além dos especialistas, com a presença de outros representantes da comunidade acadêmica.

Conheça as principais propostas do Plano Diretor UFRJ 2020

Saiba o que serão os Centros de Convergência