No Foco

A universidade mais perto

Vanessa Sol

Foto: Bárbara Futuro
O Pré-Universitário de Nova Iguaçu deu a Diogo Tavares a chance de cursar uma universidade.

Mais de 500 aprovações ao longo dos quatro anos de existência. Este é o resultado da parceria entre a UFRJ e a Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, que, juntas, criaram o Curso Pré-Universitário de Nova Iguaçu (CPU-NI). O projeto de extensão que já gerou muitos frutos é voltado para estudantes de origem popular. Diogo Matheus Tavares, de 22 anos, é um exemplo do sucesso do curso. Aluno do CPU-NI, Diogo passou para a Faculdade de Direito da UFRJ e, hoje, está no terceiro período.

Com o ingresso na universidade, novas perspectivas se abriram no caminho do jovem morador de Nova Iguaçu que não sonhava cursar o ensino superior por achar a possibilidade muito longe de sua realidade. “Eu não tinha a perspectiva de estar dentro de uma universidade. Eu pensava que ela tinha portas que não davam para a gente passar. Quando encontrei o curso, me inscrevi para ver qual seria o resultado. A aproximação com a universidade e o sonho de estudar nela começaram no CPU-NI”, afirma Diogo .

O novo horizonte que começa a ser desenhado na vida de Diogo faz o jovem estudante pensar em fazer o mestrado após o término da graduação. A maneira que encontrou para conseguir alcançar esse novo sonho é atuar como monitor da disciplina Introdução ao Direito, o que lhe permite aprofundar os estudos na área. 

O Projeto

O CPU-NI foi desenvolvido a partir do interesse da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, que, em 2005, procurou a Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) da UFRJ. O curso teve início no ano seguinte com nove turmas. Por ser um projeto de extensão, estão entre as diretrizes do projeto a ampliação da possibilidade de acesso ao ensino superior para jovens de origem popular de Nova Iguaçu e a colaboração na formação acadêmica e profissional dos graduandos e pós-graduandos da universidade que atuam no CPU- NI.

De acordo com a superintendente acadêmica da PR-5, Ana Inês de Souza, o projeto visa também à formação cultural dos estudantes que o frequentam, além de tentar fortalecer o vínculo deles com o município onde moram. “O projeto tem grande impacto em Nova Iguaçu. É a possibilidade de o jovem de origem popular ascender através do ensino. Isso muda a vida deles, da família e do município”, declara.

O projeto pedagógico do curso é voltado para a formação de um cidadão crítico. Segundo a coordenadora pedagógica do CPU-NI, Flávia Lima, há uma transformação do aluno que ingressa no curso. Ela afirma que “essa mudança é muito grande no que concerne ao envolvimento dele nas questões sociais e políticas da própria cidade”.

O coordenador- geral do CPU-NI, Tiago Cavalcante, que é mestre em linguística aplicada, professor-substituto da Faculdade de Educação, lembra que o pré-universitário “traz não só a possibilidade de aprovação para os alunos, mas a conquista de capital cultural e ampliação da visão de mundo deles”. Atualmente, o CPU-NI atende 1.050 alunos, distribuídos em 21 turmas. As aulas são ministradas de segunda a sexta, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h30 às 12 horas, em seis escolas municipais de Nova Iguaçu. A equipe de professores é composta por 91 alunos de graduação da UFRJ, além de um coordenador- geral, um cultural, um pedagógico e outro de monitoramento e avaliação.

Serviço:

As inscrições para o CPU- NI ficam abertas até o dia 7 de fevereiro e podem ser feitas somente pela internet através do endereço eletrônico da PR-5. Para se inscrever, é preciso ter concluído ou estar cursando a última série do ensino m édio – no qual a maioria do curso deve ter sido feita em escola pública – e ser morador de Nova Iguaçu. Faz parte também do processo seletivo uma prova com 50 questões, prevista para dia 21 de fevereiro.
 
O início das aulas será na segunda semana de março. O curso é totalmente gratuito, não sendo cobrada nenhuma taxa de inscrição ou mensalidade. Além disso, os estudantes recebem o material didático e uniforme, além de terem direito a passe escolar para transporte, oferecido pela Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu.

Outras informações pelo telefone 2598-9266 ou pelo e-mail: cpv@pr5.ufrj.br .