Agenda

MEC vem à UFRJ apresentar aplicativo de gestão

Nesta quinta-feira, 11 de março, representantes do Ministério da Educação (MEC) virão à UFRJ para apresentar a diretores de Hospitais Universitários e profissionais de Tecnologia de Informação (TI) o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). O evento acontece, a partir das 9h, no auditório Halley Pacheco, localizado no 8º andar do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

Desde 2008, é interesse do MEC criar um modelo único de gestão para a rede de hospitais universitário federais. Em setembro de 2009, o órgão designou um Comitê Gestor do Projeto AGHU, com o objetivo de planejar e acompanhar o desenvolvimento e a implantação do aplicativo, que terá como base o sistema de informação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Esse sistema interligará as unidades hospitalares, promovendo melhor qualidade no atendimento aos usuários dos HUs. Na UFRJ, por exemplo, além de informatizar as informações dos pacientes, o aplicativo vai possibilitar a criação de um Prontuário Único. Ele disponibilizará farto material para pesquisa básica e clinica. “Todos os usuários serão treinados, pois o objetivo é acabar, ou diminuir ao máximo, a circulação de papel e, com isso, facilitar a vida da população atendida em nossos hospitais”, explica Ana Maria Ribeiro, integrante do Complexo Hospitalar da UFRJ, que esteve, nos últimos dias 4 e 5 de março, no 2º Workshop do AGHU, em Brasília.


Intercâmbio em debate

Acontece, na próxima segunda, dia 15 de março, a “Conferência sobre Educação Superior na União Europeia”. O evento é um seminário sobre políticas de intercâmbio entre a União Europeia e o Brasil, com foco nos acordos de Bolonha. O objetivo é aprimorar as condições de intercâmbio de estudantes do Rio de Janeiro na Europa.

A conferência, organizada pelo Setor de Convênios e Relações Internacionais (SCRI) da UFRJ, acontece das 14h às 16h, no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura (FCC). O Fórum se localiza na Avenida Pasteur, nº 250, Urca.


Museus da História da Medicina se reúnem no Rio

Os responsáveis pelos museus de História de Medicina de todo o país se reúnem no "I Encontro Nacional de Museus da Medicina", tendo em vista a criação da Rede Nacional de Museus de História da Medicina. O encontro acontece nestas quinta e sexta (11 e 12/03), das 9h às 17h30, na Federação Nacional dos Médicos (Avenida Franklin Roosvelt, 84/803, Centro do Rio de Janeiro), entidade que promove o evento.

No dia 11 de março, a professora Diana Maul de Carvalho, coordenadora do Museu Virtual de Faculdade de Medicina da UFRJ, ministra palestra. As inscrições podem ser feitas no local do evento. Mais informações pelo telefone (21) 2240-6739 ou pelo e-mail imprensa@fenam.org.br.


Comemoração do Dia Mundial do Rim no Hospital Universitário

O Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) convida para o evento em comemoração ao Dia Mundial do Rim, 11 de março, no Anfiteatro do Serviço de Nefrologia. A partir das 10h, o professor Alvimar Gonçalves Delgado ministra a palestra “A epidemia da DRC: um alerta no Dia Mundial do Rim”.

Em seguida, o professor Maurílio Leite Júnior apresenta “Diagnóstico da insuficiência renal crônica: a pré-diálise”. “Terapia celular: novos rumos no tratamento da DRC”, apresentada pelo professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ) Marcelo Morales, finaliza o ciclo de palestras.

O evento é aberto ao público. O Hospital Universitário se localiza na Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone 2562-2706.