No Foco

UFRJ vai coordenar estudos do pré-sal

Rodrigo Baptista

A UFRJ será a coordenadora dos estudos específicos na área de modelos geológicos aplicados ao pré-sal no Sistema de Capacitação, Ciência e Tecnologia em Carbonatos (SCTC), de acordo com protocolo de intenções assinado pelo reitor Aloisio Teixeira e o gerente executivo de Exploração e Produção da Petrobras Mário Caminatti, no último dia 12, durante cerimônia realizada na Decania do Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN).

Para o professor João Graciano Mendonça Filho, diretor do Instituto de Geociências e representante da coordenação do SCTC pela UFRJ, a rede de cooperação entre as universidades – formada ainda por outras instituições do Sudeste - permitirá a elaboração de estudos mais profundos sobre a exploração de petróleo nas Bacias de Santos e de Campos. “A criação do programa sob coordenação das universidades e da Petrobras permitirá aperfeiçoar o modelo de relacionamento iniciado em 2006 com as Redes Temáticas. Dessa forma, o Brasil sairá na frente em estudos sobre rochas carbonáticas”, afimou Mendonça.

A partir da assinatura do documento, as universidades e a Petrobras deverão formalizar contratos e convênios para a realização de pesquisas relacionadas à exploração do petróleo da camada pré-sal. Além da UFRJ, fazem parte da gestão de áreas específicas a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), que responderá pelos projetos de avaliação de reservatórios; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que vai coordenar as áreas de Engenharia de Reservatórios, Geoengenharia, Geofísica e Didática de Ensino em Geociências; a Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita (Unesp), responsável pelos estudos Geocientíficos de sistemas sedimentares carbonáticos e a Universidade Federal Fluminense (UFF) que vai tratar dos estudos do recentes aplicados ao Pré-Sal.

Segundo o reitor Aloisio Teixeira, “a instalação de unidades da companhia e de outras empresas da área de petróleo e energia permitirá transformar a Cidade Universitária no maior centro de pesquisa e desenvolvimento do setor energético, o que será bom para o Rio de Janeiro e para todo o país”.
O representante da Petrobras Mário Caminatti destacou a relevância da UFRJ nas pesquisas com foco na área de estudo de modelos geológicos atuais aplicados ao pré-sal, setor que ficará sob coordenação da universidade no SCTC e destacou o fortalecimento das áreas de Ciência e Tecnologia.

Pré-sal
A criação do Sistema de Capacitação, Ciência e Tecnologia em Carbonatos foi motivada pelas recentes descobertas de óleo na camada pré-sal entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde foram encontrados grandes volumes de óleo leve, de alta qualidade e maior valor de mercado que o óleo atualmente comercializado pelo Brasil. A expressão pré-sal se refere a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro que se estende por baixo de uma extensa camada de sal pode atingir espessuras de até 2.000m.

Os resultados das primeiras perfurações apontam para volumes expressivos de óleo na camada pré-sal. As descobertas deixam o país em situação semelhante à vivida na década de 80, quando foram descobertos os campos de Albacora e Marlim, em águas profundas da Bacia de Campos, que é responsável por aproximadamente 84% da produção nacional de petróleo.