Agenda

 

Hotel Ruanda em exibição na Praia Vermelha

O filme Hotel Ruanda, de Terry George, será exibido nesta quarta-feira (26/05), às 14h, no Auditório Manuel Maurício de Albuquerque, no campus da Praia Vermelha. Após a apresentação do longa-metragem, a professora Joana Vargas comanda um debate sobre conflitos nacionais, direito internacional e discriminação étnica.

O filme conta a história de Paul Rusesabagina, que salvou a vida de 1.268 pessoas durante o genocídio de Ruanda, em 1994. O auditório fica na Av. Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca.

 


 

Semana Samira Mesquita vai até sexta

Vai até sexta-feira (28/5) a Semana Cultural do Centro de Letras e Artes (CLA), que homenageia a professora Samira Mesquita. O evento conta com presenças ilustres além de  programação diversa, centrada no hall do prédio da Reitoria. Das 11h às 15h, o espaço recebe  atividades de música, dança, teatro, poesia, vídeo, circo e folclore. A programação completa do evento pode ser encontrada em banner no site www.forum.ufrj.br.

 

 


 

Memória: a essência da compreensão do mundo

“Informação e Memória Social: a Complexidade do Mundo Presente” é o tema de ciclo palestras organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ppgci), um convênio da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc–UFRJ) e o Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (IBICT).

O evento será realizado nos dias 31 de maio e 14 de junho de 2010, no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisa Física (CBPF), na Rua doutor Xavier Sigaud, 150 – Botafogo.


 

I Colóquio de Política Nacional e Internacional da UFRJ

Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) recebe até quinta-feira (27/5) o I Colóquio de Política Nacional e Internacional da UFRJ. O evento reúne cientistas sociais, cientistas políticos, economistas, administradores, sociólogos e antropólogos para debater o desenvolvimento da América Latina sob o tema “A retomada do desenvolvimento e a agenda das ciências sociais: perspectivas do século XXI”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no Departamento de Ciência Política, no Ifcs ou pelo e-mail coloquio.dcp.ufrj@gmail.com. O Ifcs-UFRJ fica no Largo de São Francisco de Paula, 1, no Centro do Rio de Janeiro.


 

II Workshop ABEQ: inovação e sustentabilidade na indústria química

A Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), em parceria com a UFRJ, realizará seu segundo workshop com o tema “Inovação e Sustentabilidade na Indústria Química”. O evento ocorrerá no dia 31/05, nas dependências do Edifício Argentina, localizado em Botafogo. Serão quatro palestras principais com os temas: “Inovação Tecnológica”, “Matéria-prima Renovável”, “Energia Renovável” e “Desenvolvimento Sustentável”. No horário do almoço, será realizada a entrega dos prêmios “Desafio Oxiteno-ABEQ 2009” e “Prêmio Nacional de Pós-Graduação ABEQ-Braskem”.


 

Instituto de Economia da UFRJ apoia 33º Congresso Anual Internacional da IAEE

Entre os dias 6 e 9 de junho, o Rio de Janeiro recebe o "33º Congresso Anual Internacional da International Association for Energy Economics" (IAEE), organizado pela Associação Brasileira de Estudos em Energia (ABEE), afiliada brasileira da IAEE; em parceria com Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), conta com o apoio do Instituto de Economia (IE-UFRJ). Intitulado “O Futuro da Energia: Desafios Globais, Soluções Diversas”, o congresso acontece no Hotel Intercontinental.