Zoom

Lamma e Lamce participam de estudo na Baía de Guanabara



Igor Costa Gomes

Ilustração:Caio Monteiro

Os laboratórios de Modelagem de Processos Marítimos e Atmosféricos (Lamma/UFRJ) e o de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce/UFRJ) vão colaborar com o estudo da Baía de Guanabara que será feito pelo Projeto Grael.  A pesquisa conta com a participação de empresas privadas e pretende estudar o comportamento das correntes marítimas através de bóias monitoradas por GPS e equipadas com sensor de temperatura e receptor via satélite. 

Os dados coletados serão analisados pelos alunos dos laboratórios para construir um modelo computacional de previsão das correntes da Baía. Essa informação irá ajudar na coleta de lixo flutuante e no combate à poluição. O Projeto Baía de Guanabara terá a duração de dois anos e meio.

De acordo com o prof. Luiz Landau, responsável pela participação do Lamce no projeto, essa colaboração é importante para a universidade e para a ONG. “Os alunos da UFRJ vão por em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, tanto de graduação quanto de pós-graduação. Além disso, nós estamos aproximando os jovens moradores do entorno da baía da universidade e devolvendo o conhecimento produzido por nós à sociedade”, afirmou.