Entrelinhas

Entendendo a infidelidade

 

 

Aline Durães

 Por que os homens e as mulheres traem?. Esse é o título do novo livro da antropóloga Mirian Goldenberg, professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ. Publicado pela editora BestBolso/Record, o livro será lançado no próximo dia 21 de julho, às 19h, na livraria da Travessa, no Leblon.

Mirian, também autora de Infiel: notas de uma antropóloga, sobre a infidelidade feminina, pesquisa a traição conjugal há mais de 20 anos. Em Por que os homens e as mulheres traem?, ela explora os motivos que levam homens e mulheres a estabelecerem relações fora de seus casamentos.

Mais de mil cariocas foram entrevistados no percurso de confecção do livro, que reserva algumas surpresas para seus leitores, entre elas a constatação de que “o sexo não é a motivação principal para a traição”. Em entrevista ao Olhar Virtual, Mirian Goldenberg comenta a obra e explica as razões da infidelidade para cada um dos sexos. Confira!

 

Olhar Virtual: Qual a diferença entre esta nova obra e o seu livro Infiel: notas de uma antropóloga?

Mirian Goldenberg: Este livro é uma síntese de mais de 20 anos de pesquisas, em uma linguagem mais literária e sofisticada. Acrescentei muitos capítulos e também novas questões. É um livro de bolso e custa R$ 12,90. Sempre penso nos meus alunos e acho um privilégio ter um livro com tanto conteúdo a um preço bastante acessível a todos os interessados. Eu diria que a grande diferença é o texto muito mais trabalhado, os novos achados e o preço.

Olhar Virtual: Como foi o processo de produção deste livro? Quantas pessoas foram entrevistadas? Qual a metodologia usada?

Mirian Goldenberg: Foram pesquisados cerca de 1.300 cariocas, realizados grupos de discussão e entrevistas em profundidade. São 22 anos de pesquisas e reflexões sobre o tema infidelidade e as diferenças de gênero. 

Olhar Virtual: Qual a porcentagem de homens e mulheres que acreditam em fidelidade? Quantos desses se declararam efetivamente fiéis?

Mirian Goldenberg: A grande maioria coloca a fidelidade como o valor mais importante do casamento, como mostro no livro. Na pesquisa, 60% dos homens e 47% das mulheres disseram que já traíram. 

Olhar Virtual: Os motivos que levam os homens a trair são distintos dos das mulheres? Por quê?

Mirian Goldenberg: Homens apontam uma natureza propensa à infidelidade. Mulheres culpam os maridos por não lhes darem atenção, carinho, presença e, principalmente, intimidade. A culpa da traição é sempre do homem! 

Olhar Virtual: Ouvimos, recorrentemente, que a mulher só trai quando está envolvida com o amante. Isso é verdade ainda hoje?

Mirian Goldenberg: É, em grande parte. As mulheres têm dificuldade em se dividir e sofrem muito quando vivem uma relação extraconjugal. No livro, analiso essas diferenças, que são culturais, não biológicas. 

Olhar Virtual: A traição se banalizou na sociedade contemporânea? Ficou mais fácil perdoar?

Mirian Goldenberg: Ao contrário, a fidelidade é um valor ainda mais importante. As mulheres querem ser únicas. Quanto mais independentes, menos aceitam a traição masculina. O divórcio, em geral, é iniciativa feminina. E a principal razão é a infidelidade masculina. 

Olhar Virtual: Traição e amor combinam? Quem ama trai?

Mirian Goldenberg: Trai, muitos traem em função de crises pessoais, autoafirmação, vingança, oportunidade... muitos amam e traem. 

Olhar Virtual: O que mais a surpreendeu na pesquisa?

Mirian Goldenberg: O fato de muitas mulheres, que se dizem heterossexuais, estarem traindo seus maridos com outras mulheres em busca de intimidade. E o fato de muitos homens traírem suas esposas com mulheres bem mais velhas em busca de compreensão. O sexo não é a principal motivação para a infidelidade.

Anteriores