Agenda

Ópera marca 162 anos da Escola de Música

Até o dia 13 de agosto, a Escola de Música (EM-UFRJ) comemora seus 162 anos ao som de ópera. A programação da Semana de Concertos inclui shows, exposições e debates.

No hall de entrada da Escola, as apresentações acontecem sempre às 12h30 com conjuntos da casa. Já o palco da EM abriga, sempre às 18h30, shows com artistas brasileiros. A exposição “Ópera em manuscrito” mostra, no Salão Leopoldo Miguez, partituras de grandes autores nacionais e internacionais.

A comemoração contará também com o “Simpósio Internacional de Musicologia”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação. O encontro mostra, das 11h às 12h30, o processo criativo de artistas vinculados ou não à UFRJ. Às 14h, o público pode assistir a conferências de acadêmicos brasileiros e do exterior apresentando pesquisas sobre o tema. Às 15h30, estão sendo realizadas mesas-redondas abordando vários aspectos da ópera. O evento é gratuito.

Mais informações pelo site:
http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_acymailing&ctrl=url&urlid=255&mailid=99&subid=3800&Itemid=197


 

Professor da UFRJ ministra palestra

No dia 11 de agosto, às 14h30, acontece na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) a palestra “Mundobraz: o devir-mundo do Brasil”,  ministrada por Guiseppe Cocco, professor da Escola de Serviço Social (ESS-UFRJ). O evento abre o 2º semestre letivo do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PPGPS) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). A palestra acontece na Sala de Multimídia do Centro de Ciências do Homem (CCH), no campus da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Avenida Pasteur, 458, Urca.

 


 

Serviço de Psiquiatria e Psicologia retoma funções

O Serviço de Psiquiatria e Psicologia retoma, nesta quarta-feira (11/08), as sessões no Centro de Estudos Professora Lúcia Spitz, com a palestra “Depressão e Hipertensão Arterial”, ministrada por Gil de Salles e Flávio Alheira. A sessão ocorre às 10h30, no anfiteatro do Hospital Universitário, no campus da Cidade Universitária.

 

 

 


 

CCMN recebe evento sobre Segurança da Informação

Acontece no dia 23 de agosto a palestra “CyberWar: Lenda ou Realidade”. O evento, organizado pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE-UFRJ), acontece, das 9h às 13h, no auditório Roxinho, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN-UFRJ). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site: http://www.gasecurity.com.br/evento_cyberwar/cadastro.html