Zoom

Fotos no corredor



Elisa Ferreira

Foi inaugurada, na última sexta-feira, 1° de outubro, a exposição da 3ª EcoFoto, evento que preenche os corredores da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ de fotos sobre um determinado tema. A edição deste ano teve como objetivo registrar a memória e capturar a identidade brasileira por meio da linguagem fotográfica.

A ideia do projeto, que acontece anualmente, surgiu em 1995, mas segundo Wanelytcha Simonini, coordenadora de extensão da ECO, devido à falta de recursos financeiros, o projeto só teve início em 2008. “Enfrentamos uma época de trevas e não havia verba”, explica.

O concurso foi aberto a todos os fotógrafos amadores do Brasil, e a seleção das fotos foi realizada por professores e fotógrafos profissionais.

As dez fotos mais votadas foram premiadas e os autores receberam um troféu e um livro; todos os participantes receberam certificados. “Foi bom divulgar minhas fotos, poucas vezes temos essa oportunidade sem sermos profissionais”, disse Pedro Caetano Eboli Nogueira, um dos premiados. Além dele, foram premiados: Américo Venceslau Freire Júnior, Durval Souza de Carvalho, Fábio Gama Soares Evangelista, Jhonatas Rodrigues Pereira, Leonardo Lima, Luis Otávio de Oliveira e Marcelo Aledi.

A importância da EcoFoto não diz respeito apenas aos participantes, mas aos estagiários de iniciação científica, que estão envolvidos com o processo desde o princípio. Além disso, o projeto possui um viés social, já que conta com a participação de uma creche da Cidade de Deus. “O evento tem  importância cultural e social. Este ano, por acaso, não recebemos a participação de um grupo da creche na Cidade de Deus, pelo menos não que a gente saiba, já que durante a seleção não temos acesso aos nomes”, afirma Wanelytcha Simonini.

A exposição continuará no corredor principal da ECO até o final de outubro.