Tome Nota

Inauguração do Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor

 

Stephanie Tondo - Agência UFRJ de Notícias - CCS

O campus da Cidade Universitária recebe, na próxima sexta-feira (05/11), a unidade do Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), com capacidade para atender, inicialmente, 12 mil funcionários públicos. No local, serão oferecidas ações e atividades de prevenção, promoção e acompanhamento da saúde, perícia oficial e assistência à saúde. Tais ações fazem parte da Política Nacional de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal.


É possível realizar exames periódicos obrigatórios no local, no entanto, os servidores que apresentarem algum tipo de doença que não esteja relacionada a acidente de trabalho ou tenha sido provocada pelas atividades exercidas, deverão ser encaminhados para o SUS ou plano de saúde próprio.


A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre a UFRJ, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Receita Federal, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e o Instituto de Engenharia Nucelar (IEN).


A unidade na UFRJ será a 17ª no país e faz parte dos esforços do governo federal para melhorar o sistema de vigilância das condições da saúde dos servidores e de seu ambiente de trabalho. O funcionamento da Siass será nas instalações da Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST), que receberá do Ministério do Planejamento o repasse de R$ 3 milhões destinados a uma futura ampliação da área.