Agenda

Exposição fotográfica na EBA

No próximo dia 22 de novembro, tem início a exposição fotográfica “Des]Estruturação”. A mostra, com duração de cinco dias, exibirá um conjunto de fotografias da artista Juliana Braga, que, em 2006, ingressou na Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ.

Fruto do contato de Juliana com artistas contemporâneos como Rosângela Rennó e Elaine Tedesco, o “Des]Estruturação”, que será realizado na sala EBA7 (no 7º andar do Prédio da Reitoria, na Cidade Universitária), segundo a própria autora, traz um ‘olhar crítico’.

Com o objetivo de estimular a memória coletiva e também a memória dos estudantes, funcionários e professores da UFRJ, a exposição reúne um acervo de imagens que, modificadas através de montagens, representam prédios da Cidade Universitária.

O evento é gratuito e durante o período de sua realização terá início às 9 h e encerramento às 17h.


Começam as inscrições para o VIII Simpósio Em Ecologia

Estão abertas as inscrições para o VIII Simpósio em Ecologia, que acontece no Centro Cultural Professor Horácio de Macedo (Auditório Roxinho) entre os dias 23 e 25 de novembro. O evento terá palestras ministradas por professores e pesquisadores da área sobre assuntos relacionados ao tema “Lagoa Rodrigo de Freitas: passado, presente e futuro”.

As inscrições devem ser realizadas através do site http://simposioemecologia.com.br/, onde podem ser encontradas mais informações, como programação e vídeos.

O Auditório Roxinho se localiza no Centro de Ciências Humanas e da Natureza (CCMN-UFRJ), na Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, Cidade Universitária.


 

Ipub convida para videoconferência sobre psiquiatria e saúde mental

O Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ realiza, na próxima sexta-feira (12), a videoconferência “Psiquiatria e Saúde Mental”. O evento abrirá uma série de videoconferências sobre o tema.

Os interessados em participar poderão comparecer ao Auditório Leme Lopes, localizado Avenida Venceslau Brás 71, Fundos - 2° Andar, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ.
As informações para acompanhar a palestra em tempo real podem ser obtidas na página do Ipub-UFRJ ou pelo telefone 3873-5510.

Programação

10h30 às 11h  - "Neuroproteção e toxidade no transtorno bipolar" com o professor Flávio Kapcizinski, do Laboratório de Psiquiatria Molecular/Hospital das Clínicas de Porto Alegre (UFRGS).

11h às 11h30 - "Neurotrofinas e trauma na infância" com a professora Marcia Kauer Sant`Anna, do Laboratório de Psiquiatria Molecular/Hospital das Clínicas de Porto Alegre (UFRGS).

11h30 às 12h - Debate com mediação do professor Elie Cheniaux, do Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ.

 


 

V Semana de Petróleo e Gás

Até 12 de novembro, acontece, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da UFRJ, a “V Semana de Petróleo e Gás”. O evento, iniciado na última segunda-feira (8), é destinado aos estudantes de Engenharia e vai abordar temas ligados à pesquisa e utilização do petróleo. A Semana apresenta palestras e minicursos ministrados por profissionais nacionais e internacionais do ramo, além da apresentação de trabalhos produzidos pelos estudantes da Universidade.

As inscrições devem ser realizadas na Banca de Inscrições localizada em frente ao bloco D do Centro de Tecnologia (CT). Outras informações sobre inscrições e atividades da “V Semana de Petróleo e Gás” estão disponíveis no site http://www.petroleo.ufrj.br/spetro/.

O CCMN e o CT se localizam na Avenida Athos da Silveira, respectivamente, nos números 274 e 149, na Cidade Universitária.


Professor da ECO lança livro no Circo Voador

A Editora Estação das Letras e Cores e o Circo Voador convidam para o coquetel de lançamento do livro “ Indústria da música em transição”, no dia 11 de novembro, das 19h30 às 22h30, no Circo Voador.

O livro é de autoria de Micael Herschmann,  doutor em comunicação pela UFRJ, coordenador geral do Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (NEPCOM) e vice-coordenador da linha de pesquisa de Mídia e Mediações Socioculturais do Programa de Pós-graduação da Escola de Comunicação (PPGCOM) da UFRJ e comenta sob a perspectiva das engrenagens da indústria e dos hábitos de consumo, a crise dos antigos modelos da indústria fonográfica, aponta as novas estruturas e formas de consumo, indica as profissões que entram em declínio e outras – especialmente associadas a conhecimentos tecnológicos – que estão em ascensão.

O Circo Voador fica na rua dos arcos, s/n – Centro – Rio de Janeiro. A entrada é franca e somente pelo portão lateral.