Agenda

EBA realiza a mostra de pintura “Estudos”

O espaço EBA7, no 7º andar da Escola de Belas Artes (EBA), no Prédio da Reitoria, sediará, no  dia 29 de novembro, a exposição Estudos. O EBA7 é uma sala de exposições destinada aos estudantes, com o objetivo promover a reflexão sobre as artes e fomentar e divulgar jovens talentos.

A mostra Estudos, que terá duração de 5 dias, traz aos espectadores obras do artista José Antonio, que ingressou na EBA em 2003.

As pinturas presentes na exposição revelam as influências da história em quadrinho, do cinema, da TV e da iconografia do Modernismo brasileiro.O evento, que tem classificação livre, reúne coletânea de exercícios pictóricos de ampla temática que apresentam a biografia artística do autor.

O EBA7 estará aberto para visitação das 9h às 17h, e a entrada é franca.


Simpósio Reabilitação Locomotora

Acontece nos dias 25 e 26 de novembro o “Simpósio de reabilitação neurolocomotora” apoiado pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ), pela Pós-graduação em Ciências Morfológicas (PCM), pelo Programa de Pesquisa em Neurociência Básico-Clínica (PNBC) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O evento ocorre no novo auditório da Coppetec, no campus da Cidade Universitária. 

O público-alvo é formado por profissionais, pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e curiosos das áreas de Ciências Biológicas, Medicina, Bioquímica, Fisioterapia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Farmácia, Sociologia, Educação, Saúde Pública, Engenharia, Computação, Biofísica, Antropólogia e afins. 

O objetivo do simpósio é  providenciar aos participantes uma oportunidade única de conhecer os novos conceitos em biociências translacionais, arte-terapia, neuroimagem, tecnologia assistiva, políticas públicas de saúde, educação, e discutir as aplicações práticas destes conhecimentos na reabilitação dos pacientes. 

Tendo em vista a relevância e abrangência desta área pluridisciplinar, foram convidados 20 conferencistas: cientistas, agentes de saúde e representantes da sociedade que trabalham pela reabilitação e direitos dos deficientes físicos. 


 

Inovação e sustentabilidade em debate

Até 26 de novembro, ocorre no Centro de Tecnologia (CT-UFRJ) o InovaBR, evento realizado pelo Programa de Engenharia de Produção da Coppe-UFRJ, em parceria com a Agência UFRJ de Inovação, que traz como tema “Inovação Social e Sustentabilidade: o contexto internacional e oportunidades para o Brasil”. Para a ocasião, foram convidados representantes nacionais e internacionais de diversas áreas de atuação que apresentam debates e workshops buscando explorar o potencial da inovação social para a promoção de novos modelos de negócios, trazendo alternativas para o desenvolvimento tecnológico e novas perspectivas para a gestão pública.

A programação e outras informações estão disponíveis no site http://www.ltds.ufrj.br/inovabr/. O InovaBR acontece no Auditório da Coppe, no bloco G do Centro de Tecnologia, localizado na Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária.

 


 

IV Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Nutes/UFRJ

O Programa de Pós-graduação do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes/UFRJ) promove, no dia 24 de novembro, palestra com a professora Mabel Gracia Arnaiz (Universidade Rovira i Virgili – Espanha) sob o título “Alimentación, salud y cultura: ¿La obesidad como problema social?”.

A palestra, aberta a comunidade, faz parte do “IV Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Nutes” realizado com o objetivo de promover debates sobre a pesquisa no campo da Educação em Ciências e Saúde.

O evento acontece às 14h na sala A1-047 (Salão Azul – IB) no Centro de Ciências da Saúde - CCS - Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.