No Foco

Pós-Graduação em Letras comemora 40 anos

Paula Ferreira

Nos dias 2 e 3 de dezembro, a Faculdade de Letras, em comemoração aos 40 anos da  Pós-graduação, realizou o “III Simpósio dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Letras  e Artes ‘Projetando o Futuro’”.

Com a intenção de discutir os rumos da pós-graduação, o III Simpósio reuniu professores inseridos no ramo da pesquisa, que durante os dias de evento abordaram questões pertinentes ao tema.

Na mesa de abertura, o evento contou com a presença de alguns membros do programa de Pós-Graduação e do Professor Emérito e membro da Academia Brasileira de Letras Eduardo Portella. Durante a manhã do dia 2, os professores destacaram a importância de adequar os estudos à nova conjuntura mundial, na qual o Brasil aparece como um país de destaque, e identificaram ainda a necessidade de recuperar a importância da área de Ciências Humanas no cenário brasileiro.

Durante sua fala, o Professor Emérito Eduardo Portella relembrou a história do núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade de Letras (1° curso de Pós-Graduação em Letras do país) e afirmou: “Estamos vivendo um momento diversificado, plural. Muito coerente com a história da Pós-graduação”.

Portella, um dos fundadores do programa, identificou como obstáculo ao desenvolvimento de pesquisas o fato de o país possuir uma política que dissocia a prática econômica da prática social, relegando a segundo plano o incentivo à educação. Segundo o imortal, os governantes se pautam numa política de resultados, de índices numéricos e, dessa forma, a qualidade fica comprometida. Em relação ao papel das novas mídias como ferramenta de pesquisa e de disseminação do conhecimento, Eduardo Portella reconheceu a importância das novas tecnologias, no entanto,  fez uma ressalva: “Precisamos civilizar as mídias. As mídias eletrônicas estão matando a complexidade.” 

Após o encerramento da mesa de abertura, a organização do evento prestou homenagem a professores e funcionários que ajudaram a construir a história dos 40 anos da Pós-Graduação em Letras. “Para construir o futuro precisamos recuperar a força do passado”, ressaltou a diretora da Faculdade de Letras, Eleonora Ziller.

No segundo dia de evento, a mesa “Perspectivas para a pesquisa e a Pós-Graduação” reuniu Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Letras, que traçaram um panorama da atuação de seus respectivos programas e, posteriormente, discutiram a importância de promover a interdisciplinaridade no âmbito das pesquisas. A ideia de que o principal obstáculo enfrentado pela Pós-Graduação é a dificuldade de dialogar com outras áreas e outros pesquisadores foi consensual.

Os membros da mesa discutiram ainda a relação entre Pós-Graduação e Programas de Extensão destacando que, cada vez mais, devem-se desenvolver pesquisas relacionadas a contextos de extensão, ou seja, levando em consideração as necessidades da população, e também criar novos cursos de extensão a partir da observação dos resultados das pesquisas.

Ao final do III Simpósio, foram traçados tópicos para discussões futuras, dentre eles a relação entre pesquisa e extensão, a circulação de conhecimento e os laboratórios de pesquisa, o mestrado profissional e estudos relacionados à cognição e linguagem. “Esse simpósio foi o pontapé inicial para discutirmos o que pode ser feito e assim darmos outro passo”, afirmou o Diretor Adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras, Henrique Cairus.