Agenda

Professor emérito da ECO-UFRJ ministra palestra na Biblioteca Nacional

Na próxima quarta-feira (8/12), o programa “Quarta às Quatro” recebe, em evento de encerramento do ano, o professor Márcio Tavares D’Amaral, professor emérito da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ. O tema a ser debatido será “Disciplina, conhecimento e vida”. O encontro acontece no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional.
Desde 1981, Márcio Tavares D`Amaral é pesquisador do Programa Transdisciplinar de Estudos Avançados (Idea), que fundou e dirige. O docente é também autor de 21 livros nas áreas de Filosofia, Filosofia da Comunicação e História da Filosofia, Romance, Poesia e Biografias Históricas.
O encontro acontece às 16h, no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. O endereço é Rua México, s/n, Centro. A entrada é franca.


FAU 65 anos: (re)conexão e futuro

Nos dias 7 e 8 de dezembro acontece a “FAU 65 anos: (re) conexão e futuro”, evento que comemora o marco institucional de criação da Faculdade Nacional de Arquitetura, hoje Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ).
A cerimônia de abertura terá homenagem aos professores Luiz Conde e Dora Alcântara, e será no dia 7 de dezembro, às 18h, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), que fica na Av. Rio Branco, 199 - Centro (Cinelândia).
No dia 8 de dezembro, haverá duas mesas de debate, o lançamento do concurso de ideias: “Reordenação Espacial dos Pilotis da FAU/UFRJ”,  a abertura da exposição: “65 anos na FAU: (Re) conexão e futuro” e lançamento da revista da FAU (número 2): “Subúrbios Cariocas”.
O evento acontece no Auditório Archimedes Memória,  Prédio da FAU/ Reitoria, 3° andar,  Cidade Universitária.


 

Mesa Redonda debate Bioética, Laicidade e Direitos Humanos

Será realizada, na próxima sexta-feira (10/12), mesa-redonda com os temas “Bioética, Laicidade e Direitos Humanos”, das 9h30 às 12h30, no auditório do 2º andar da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), com a coordenação de Renato José de Oliveira, do Observatório de Laicidade do Estado (OLE), vinculado à Faculdade de Educação (FE) da UFRJ.
Os convidados para a mesa são Maíra Fernandes, advogada criminalista e presidente da Comissão de Bioética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), e Sérgio Rego, editor da Revista Brasileira de Educação Médica e coordenador adjunto geral do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva em associação entre a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), UFRJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Universidade Federal Fluminense (UFF).
O evento é uma iniciativa do Observatório da Laicidade do Estado (OLE), um projeto do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), que debate o processo de construção da laicidade do Estado no Brasil e em outros países. A Decania do CFCH está localizada no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca.

 


 

Ética na pesquisa científica é tema de conferência na Coppe

Ética na pesquisa científica é o tema da conferência internacional promovida pela Coppe/UFRJ, que será realizada de 10 a 16 de dezembro. O "I BrazilianMeeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics" (I Brispe) reunirá especialistas nacionais e estrangeiros para debater no Brasil os princípios éticos na condução da pesquisa e na publicação de seus resultados e propor novos mecanismos de combate à fraude na ciência. O evento está sendo promovido em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Universidadede São Paulo (USP).
A abertura oficial da conferência será realizada no dia 10 de dezembro, às 10h, no auditório do Centro de Gestão Tecnológica da Coppe, que fica no Centro de Tecnologia 2 (CT2), Cidade Universitária, Ilha do Fundão.
No dia 13, serão promovidos na Coppe três workshops, a partir das 9 horas, sobre os temas “Desenvolvimento de políticas de integridade e pesquisa em universidades e centros de pesquisa”, “Políticas atuais para o cancelamento de publicações científicas” e “Práticas de citação na comunicação científica e plágio na academia”. Os workshops ocorrerão, paralelamente, com sessão de abertura na sala 122 da Coppe, Bloco G, Centro de Tecnologia.
De 14 a 16 de dezembro, o evento prossegue nas sedes das instituições parceiras, no Rio e em São Paulo. Os interessados devem se inscrever e obter a programação completa no site do evento: <http://www.ibrispe.coppe.ufrj.br>.
As conferências serão ministradas em inglês, e a inscrição é gratuita. O evento conta com o apoio da Faperj, da National Science Foundation, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS).


 

VII Seminário de Dança da UFRJ

Até 10 de dezembro, a Faculdade de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD) realiza o "VII Seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ”.

O evento faz parte das comemorações pelos 90 anos da universidade e tem como objetivo divulgar produções artístico-acadêmico-científicas vinculadas às atividades do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ.

Este ano, o seminário traz pesquisas sobre poéticas da imagem, a partir de relações entre a dança e a linguagem videográfica. Além disso, conta com apresentação de comunicações científicas pela dinâmica dos Grupos de Trabalho, a apresentação de trabalhos coreográficos na Mostra Coreográfica ou em formato de Instalações e Exposição de Painéis.

O “VII Seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ” ocorre no dia 6 de dezembro a partir das 19h, e entre os dias 7 e 10 de dezembro, das 14h às 21h, na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, que fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Mais informações através do site:www.seminariodancaufrj.com.br ou pelo telefone (21) 2562-6821. 


 

Encontro debate diversidade sexual no Rio

No próximo dia 11, o Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ recebe o "1º Encontro Fluminense Universitário de Diversidade Sexual" (EFUDS). O evento será realizado pela Comissão Nacional do Rio do "Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual" (ENUDS), e tem como objetivos promover o debate sobre o movimento estudantil universitário da diversidade sexual e fortalecer a articulação entre os coletivos da cidade.
Serão discutidos o histórico de luta do movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT), a realidade atual e propostas de ações dos grupos universitários de diversidade sexual do Rio de Janeiro. Está prevista, ainda, a realização de oficina de capacitação sobre Diversidade Sexual e Gênero na Escola. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento, pelo e-mail EFUDSRJ@gmail.com ou pelo telefone 2598-1892. As inscrições também poderão ser feitas no dia do evento.
O evento acontece de 8h30 às 17h, no Ifcs-UFRJ, localizado no Largo de São Francisco, 1, Centro do Rio.

Programação:
8h30 às 9h - café da manhã
9h às 11h - Apresentação dos grupos - Momento em que os grupos universitários LGBT e/ou em defesa da Diversidade Sexual se apresentarão (quem somos, o que fazemos, como começamos, nossas conquistas e desafios). Uma troca de experiência entre todos os grupos que estão se organizando, e que já estão organizados, nas universidades em torno da diversidade sexual.
11h às 12h  - Histórico da luta LGBT e análise de conjuntura - Resgate histórico das lutas envolvendo a diversidade sexual no país, desde o Movimento Homossexual Brasileiro até o atual movimento LGBT. Após o histórico, será feita análise de conjuntura da luta LGBT, com foco no estado do Rio de Janeiro.
12h às 13h - Almoço
13h às 15h - Oficina de capacitação - Diversidade Sexual e Gênero na Escola.
15h  às  17h  - Plenária - Debate de propostas e encaminhamentos sobre dois eixos pertinentes:
-        Planejamento estadual de atividades conjuntas
-        Atuação do RJ no ENUDS.