Agenda

Projeto Verão da Escola de Educação Física e Desportos

O Projeto Verão da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ já começou. Até 04/03, professores e monitores vinculados à Universidade Federal do Rio de Janeiro lecionam  natação e hidroginástica no Parque Aquático da EEFD, Cidade Universitária.

O curso substitui o antigo Água Vida, também organizado pela UFRJ, e faz parte do Projeto de Extensão em Atividades Aquáticas da Escola de Educação Física e Desportos. Coordenado pelo diretor da EEFD/UFRJ, Waldyr Mendes Ramos, o Projeto Verão oferece aulas com duração de uma hora, em diversos horários, para todos os níveis, a partir dos 15 anos.

Para participar, o interessado deve seguir diretamente para a piscina e falar com o professor Frederico Gomes (Fred), nos horários das aulas. Não há pré-requisito. Na hora da inscrição, o aluno preenche um questionário de avaliação e, na piscina, será feito um teste para saber como o treino será direcionado. Os exercícios podem variar da iniciação ao condicionamento físico, a depender do caso. Para os hidrofóbicos, há uma turma no horário do almoço (12h30 às 13h30).


Há mais informações no site: http://www.eefd.ufrj.br/atividades-aquaticas.

VII Prêmio Brasileiro “Política e Planejamento Urbano e Regional”

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur) abriu inscrições até o dia 11 de fevereiro para o VII Prêmio Brasileiro “Política e Planejamento Urbano e Regional” nas categorias Tese de Doutorado e Dissertação de Mestrado defendidas entre 9 de março de 2009 e 11 de fevereiro de 2011.

O concurso será realizado em duas fases. Na primeira, o júri analisará as versões digitais das teses e dissertações e selecionará até oito trabalhos em cada categoria, com resultado até 28 de março. Na segunda fase, os participantes enviarão cinco versões impressas até 4 de abril à Presidência da Anpur, com resultado a ser divulgado até 9 de maio.

O júri de dissertações de mestrado é composto pelos professores Marília Steinberger (presidente), Cibele Saliba Rizek, Mauro Kleiman, Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowski e Paola Berenstein Jacques. Já o júri de teses de doutorado é formado pelas professoras Norma Lacerda Gonçalves (presidente), Ana Fani Alessandri Carlos, Margareth Aparecida Campos da Silva Pereira, Maria Cristina Dias Lay e Maria Ruth Amaral de Sampaio.

O edital, publicado no Diário Oficial da União, no dia 15 de dezembro de 2010, está disponível em: www.anpur.org.br/premio2011/.


Os exemplares das teses de doutorado e de dissertações de mestrado enviadas não serão devolvidas no final do concurso.


 

Instituto de Biologia abre inscrições para Pós-Graduação

O Instituto de Biologia (IB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro está com inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação e Ciências Biológicas na Modalidade de Biodiversidade e Biologia Evolutiva (PPGBBE). O objetivo do programa é formar profissionais qualificados, nos graus acadêmicos de Mestre e Doutor, para o exercício de atividades de pesquisa e magistério superior nos campos das Ciências Biológicas.


O PPGBBE oferece dez vagas para o curso de Mestrado, que visa à capacitação para a docência em ensino de graduação e a formação científica para o desenvolvimento de projetos de pesquisa relevantes, e outras dez, para o  Doutorado, que além de capacitar para a docência na graduação e pós-graduação, tem objetivo de formar cientificamente para o desenvolvimento individual da pesquisa.


Os interessados devem fazer as inscrições entre 21/02 e 25/02, na secretaria do PPGBBE, na Ilha do Fundão, prédio do CCS, Bloco A, sala A1-050, de terça a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 16h.  O Edital de seleção do PPGBBE e outras informações sobre os exames, o programa e a bibliografia para a prova estão disponíveis no site http://www.biologia.ufrj.br/ppgbbe/.

 


 

Concertos da UFRJ na rádio Roquette Pinto

Um programa imperdível dos fins de noite de verão é ouvir os concertos da Escola de Música (EM) da UFRJ na rádio Roquette Pinto  (94,1 fm). Todas as segundas-feiras de janeiro, a partir das 22 horas, são apresentadas versões de músicas consagradas de forma tradicionais ou exclusivas, que foram gravadas ao vivo com os talentos da universidade.


O professor André Cardoso, diretor da EM/UFRJ e regente titular da Orquestra Sinfônica da UFRJ, é quem apresenta os concertos. Na próxima segunda, 31, será a vez da “Ópera Dido e Enéas”, do compositor inglês Henry Purcell (1659-1695). A versão será dos seguintes intérpretes: Ann Murray no papel de Dido, Anton Schartinger como Enéas, Rachel Yakar como Belinda, Trundeliese Schmidt como Feiticeira, Elisabeth von Magnus e Helrun Gardow como as Bruxas, Paul Esswood como Espírito, Josef Köstlinger como Marinheiro, o Coro Arnold Schoenberg dirigido por Erwin Ortner, o Concentus Musicus de Viena e a regência de Nikolaus Harnoncourt.


 

Pré-inscrições abertas na Incubadora da Coppe

A Incubadora da Coppe está recebendo pré-inscrições de empresas que queiram participar do Pr1me (Primeira Empresa Inovadora), programa realizado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e do qual a  incubadora da UFRJ é operadora.  O edital deste ano ainda não tem data, mas como podem ocorrer mudanças nas regras, a Incubadora optou por antecipar o primeiro contato com as interessadas.

De acordo com Lucimar Dantas, gerente operacional da Incubadora, o pré-cadastro objetiva a construção de um banco de dados para que as empresas recebam da Incubadora, em primeira mão, informações da Finep e possam se preparar melhor para a seleção. A expectativa de Lucimar Dantas é que o edital de 2011 seja publicado ainda no primeiro semestre.
Na última edição do Pr1me, 120 mil reais foram liberados para cada empresa. A verba deve ser utilizada para custear consultorias de mercado e gestão e para contratação de equipe técnica especializada. Podem participar do Pr1me empresas iniciantes com projetos inovadores em áreas diversas como mercado, ecologia e processos.


A pré-inscrição pode ser feita pelo e-mail prime2011@inc.coppe.ufrj.br e outras informações podem ser obtidas também na página do Pr1me no Facebook.