No Foco

Universidade das Quebradas propõe interação de saberes

Anna Letícia Velasco

 
 

As inscrições para a segunda edição do curso de extensão gratuito Universidade das Quebradas, do Programa Avançado de Cultura Contemporânea do Fórum de Ciência e Cultura (PACC/FCC) da UFRJ, encerram nesta semana. O programa é voltado para produtores culturais, artistas e intelectuais de regiões carentes do Rio de Janeiro e irá focar seus projetos em cinco áreas: Literatura, Artes Visuais, Teatro, Dança e Música.

Os encontros, que se iniciam em abril e se estendem até dezembro de 2011, serão realizados, em sua maioria, no Salão Dourado do FCC/UFRJ, no Centro de Letras e Artes (CLA) da Unirio e na Casa do Estudante Universitário do Flamengo. Com essa oportunidade, se pretende trazer à luz a problemática da exclusão que as comunidades menos privilegiadas sofrem em relação ao acesso à educação formal, especialmente à superior.  Segundo a coordenadora do curso, a professora Heloisa Buarque de Hollanda, o objetivo é gerar conhecimento, criar inovações com os saberes das periferias. “As universidades interagem pouco em termos de troca de saberes com as comunidades não acadêmicas”, diz.

A primeira edição desse espaço de intercâmbio de ideias ocorreu no ano passado e, ainda de acordo com a pesquisadora, foi uma experiência satisfatória, que gerou reflexões não só para o que se propõe, mas também sobre o próprio curso. “A turma era muito boa. Foi uma espécie de experiência-piloto. Para esta edição, estamos retificando alguns pontos do programa: abrimos para alunos da UFRJ, por exemplo”, analisa.

As inscrições para as 40 vagas disponíveis vão até o dia 11 de fevereiro. Os interessados devem conhecer o edital e preencher a ficha de inscrição, disponíveis no portal do curso (http://www.pacc.ufrj.br/uni_quebradas.php).

O Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ fica no Palácio Universitário da Praia Vermelha, na Av. Pasteur, 250, Urca. Para mais informações, entrar em contato com pacc@pacc.ufrj.br ou ligar para (21) 2295-1095.