Ponto de Vista

Que tal um cafezinho?

 

Luciana Guedes

 

Nos dias 11 e 12 de abril de 2011, acontecerá no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Cidade Universitária (CCMN)  o workshop  “Métodos  Inovativos para Garantia da Qualidade da Produção e Industrialização do Café”, que trará para o público diversas atividades como palestras e mesas-redondas.
 
 O café foi o produto que impulsionou a economia brasileira durante grande parte do século XIX e o início do século XX. Nesse contexto, as técnicas que envolvem a produção evoluíram para acompanhar a alta demanda da época. Com a crise de 1929,  a produção foi atingida e o produto perdeu destaque na economia brasileira. Entretanto, o café, ainda hoje, é um hábito de muitos brasileiros e continua integrando a produção agrícola.

Tendo em vista a relevância do mercado cafeeiro, o Instituto de Química da UFRJ (IQ) promove o evento com a participação de entidades importantes no campo de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Segundo o organizador do evento, professor Mauro dos Santos de Carvalho, “a presença de palestrantes estrangeiros permite que o tema seja abordado com uma visão cultura diferente”.

O workshop tem por objetivo apresentar e discutir os resultados da pesquisa em métodos inovativos que possam ser compartilhados e utilizados pelos diversos níveis da cadeia produtiva do café. Com isso, aplicar o resultado das pesquisas na produção da indústria. “O evento visa a congregar diferentes conhecimentos e criar um ambiente de trocas de experiências  entre os participantes.”, conclui Carvalho.

O evento acontecerá no Salão Nobre da Decania do CCMN, das 8h às 16h30.