Tome Nota

UFRJ escolhe o futuro reitor




SGCOMS - UFRJ

 

O primeiro turno da consulta à comunidade universitária que ajudará a eleger o reitor da UFRJ para o quadriênio 2011-2015 termina nesta quarta, dia 13. Cerca de 68 mil professores, estudantes e servidores técnico-administrativos em Educação estão aptos a votar em uma das quatro chapas candidatas ao pleito: Carlos Levi, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), e Antônio Ledo, da Faculdade de Medicina (FM), concorrem pela Chapa 10; Alcino Câmara, do Instituto de Economia (IE), e Maria José Coelho, da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), pela Chapa 12; Godofredo de Oliveira Neto, da Faculdade de Letras (FL), e Léa Miriam, da FM, pela Chapa 20; e Ângelo da Cunha Pinto, do Instituto de Química (IQ), e Eliezer Barreiro, da Faculdade de Farmácia (FF), pela Chapa 99.

Cada eleitor votará em sua unidade de origem. As seções de votação podem ser consultadas no blog da Comissão Coordenadora do Processo Sucessório (CCPS). O votante deve ter à mão a carteira de identidade, DRE ou carteira funcional. Por exigência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro, que define 12 dígitos para o número de inscrição, o registro de docentes e técnico-administrativos será o número do CPF seguido de um “zero”. Já para estudantes, será o número do DRE seguido de três “zeros”.

A novidade da consulta este ano é a votação através de urnas eletrônicas. Os 148 equipamentos – 38 para votação dos técnico-administrativos, 37 para estudantes e 33 para docentes, além de 40 urnas reservas para quaisquer eventualidades - foram cedidos pelo TRE-RJ. Apenas nas seções com até quatro eleitores, a votação será feita em urna de lona, para não permitir a identificação do votante.

Processo Sucessório

Caso haja necessidade, de 15 a 20 de abril, acontecerá a campanha de um eventual segundo turno. A consulta será realizada nos dias 25 e 26 de abril, com o resultado sendo divulgado no dia 27. Finalmente, no dia 28, a CCPS apresenta o resultado da consulta ao Colégio Eleitoral (formado pelos membros do Consuni, CEG, CEPG e Conselho de Curadores) que definirá a lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação.