Agenda

Palestra sobre a Universidade de Artes de Berlin (UDK)

Na próxima quinta-feira (09/06) acontece no Auditório da Central de Produção Multimídia (CPM) da Escola de Comunicação, às 12h50, uma palestra com a professora Sylvia Waechter, do Instituto de Comunicação da Universidade de Artes de Berlin (UDK).

A palestra aborda a UDK, Intercâmbio acadêmico e de pesquisa e a Comunicação e Cultura - Aspectos Interculturais. O evento será ministrado em inglês, com tradução simultânea.

O Auditório da CPM localiza-se no campus da Praia Vermelha, Avenida Pasteur, 250 – Urca.


Quarteto Wanhal

Na próxima quarta-feira (08/06), o Quarteto Wanhal se apresenta na Sala de Congregações  da Escola de Música da UFRJ, às 18h30.

O Quarteto Wanhal foi arregimentado através da iniciativa de Leandro Finotti e Luciana Garrido no início de 2010, com o intuito da difusão camerística. Seu repertório trabalhado inicialmente foi W. A. Mozart – quarteto com oboé, em pesquisa realizada pelo grupo em parceria com Luís Carlos Justi (oboísta e orientador em música de câmara da Unirio) – foram encontradas composições de outros músicos para essa mesma formação, entre as quais os quartetos de J. Fiala, J. B. Wanhal e C.F. Abel.

O grupo é formado por Leandro Finotti (oboé), Yuri Reis (violino), Luciana Garrido (viola) e Hudson Lima (cello), todos da Escola de Música da UFRJ.

A sala na qual o evento acontece localiza-se no segundo andar da Escola de Música, na Rua do Passeio, 98 – Centro.




XV Semana Acadêmica de Biologia - UFRJ

Começou ontem, segunda feira (06/06), e vai até o dia 10 de junho, a 15ª edição da Semana Acadêmica de Biologia - a BioSemana 2011, no Centro de Ciência e Saúde (CCS) da UFRJ. Criada em 1996 e organizada por estudantes do Instituto de Biofísica, desde 2008, a Semana já é considera como um dos maiores eventos do CCS, reunindo cerca de 500 alunos.

Nesta edição, o evento conta com 28 minicursos, 16 palestras e três mesas redondas, além de vídeos-debate, Biodrops e oficinas. Os temas vão desde "A História da Ecologia" até a recente "Reforma do Código Florestal", passando por "Ser pesquisador, ser professor: conflito ou simbiose", "Bioenergia no contexto das mudanças climáticas" e "Plantas Transgênicas". Especialistas da UFRJ, Uerj, FioCruz, Unicamp, UFRRJ têm presença confirmada.               

Além das atividades programadas, a BioSemana promove neste ano um concurso de fotografias.  O tema  é  Biodiversidade, e  os quiserem  participar  devem  levar  a  foto,  em tamanho A4,  com  borda  branca, no  dia  do  credenciamento.  Só será  permitida  uma  foto por participante  e  todos  os  inscritos  na  Semana  Acadêmica  poderão  votar. O primeiro colocado ganhará um prêmio ainda não divulgado.   

As inscrições foram encerradas no dia 4 de Junho, mas novas inscrições poderão ser feitas durante o credenciamento. Para se inscrever e consultar a programação completa, acesse o site do evento: http://www.biologia.ufrj.br/biosemana/.


Ciclo de Palestras "Forma e Sentido Contemporâneo"

Começa hoje, terça-feira (07/05), no Centro Cultural Oi Futuro, o ciclo de palestras "Forma e Sentido Contemporâneo”. O evento conta com apoio da Faculdade de Letras da UFRJ.

As palestras acontecem todas as terças-feiras do mês de junho, entre as 19h30 e 20h30, com pensadores importantes e controversos do mundo contemporâneo.

No dia 7, o palestrante é Tzvetan Todorov, linguísta búlgaro, estudioso de semiologia, Todorov aplicou o método estruturalista à Literatura e à crítica literária. No dia 14 é a vez de Marjorie Perloff, ensaista norteamericana. No dia 21 participa Michel Deguy, escritor e poeta francês, ganhador do Grande Prêmio francês de poesia em 1998, e do Grande Prêmio de poesia da Academia Francesa, em 2004; e, no dia 28, apresenta-se José Miguel Wisnik, professor de Teoria Literária da Universidade de São Paulo, músico e compositor.

As palestras são gratuitas e as reservas estão esgotadas. As reservas valem até as 19h do dia do evento, e após esse horário serão liberadas para a fila de espera no local. O evento conta com tradução simultânea nas três primeiras datas. Haverá participação da audiência ao vivo e palestras transmitidas na internet.

O Centro Oi Futuro localiza-se na Rua Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo. O telefone do Centro é 3131-3060.

Link do evento: http://www.formaesentido.com.br/FORMAESENTIDO.html.



Bye-bye, reitor

De 13 a 22 de junho, a UFRJ abre suas portas para a exposição "Bye-bye, Reitor – o fim de uma era", do chargista Diego Novaes. Com curadoria de Carlos Terra, diretor da Escola de Belas Artes da UFRJ, a exposição é um retrato crítico, porém bem-humorado, da gestão de Aloísio Teixeira enquanto reitor da UFRJ.

Na mostra, estarão expostos originais, estudos e esboços das charges e ilustrações de Diego Novaes, traçando não só um panorama de seu processo de criação, da construção de sua sintaxe visual, mas também um registro histórico dos diferentes temas e abordagens que utilizou nesses últimos cinco anos.

Os visitantes da exposição poderão, ainda, levar para casa caricaturas feitas ao vivo pelo coletivo de cartunistas Caricatura Solidária.