Ponto de Vista

Química em destaque

 

 

Luciana Guedes

 

A assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu 2011 o Ano internacional da Química (AIQ). Além de celebrar as importantes descobertas da Química e os recentes avanços tecnológicos, o AIQ visa a disseminar o conhecimento e a educação química em diferentes partes do mundo. ”Chemstry for a Better World” (Química por um Mundo Melhor) é o slogan coordenado pela Unesco e pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (Iupac) para o AIQ. Seu objetivo principal é a educação, em todos os níveis da escolaridade, e uma reflexão sobre o papel da Química na criação de um mundo sustentável.

A UFRJ celebra o AIQ entre os dias 8 e 12 de agosto. Nessa semana, acontecerá a exposição “A Química em tudo”, iniciativa que reúne o Instituto de Química, a Escola de Belas Artes e a Pró-reitoria de Extensão. Serão realizados eventos que priorizem a difusão da química e suas inter-relações com os demais saberes. O Olhar Virtual entrevistou Cássia Turci, diretora do Instituto de Química, para falar sobre o assunto.

Olhar Virtual: Qual a importância do Ano Internacional da Química?

Cássia Turci: Acho importante iniciar destacando o real motivo que fez com que 2011 fosse escolhidocomo Ano Internacional da Química.

Em 1903, Marie Sklodowska Curie (1867 – 1934) e seu esposo Pierre Curie (1859 – 1906), em conjunto com Antoine-Henry Becquerel (1852 – 1908), receberam o prêmio Nobel de Física pela descoberta da radioatividade. Mais tarde, em 1911, Marie Curie recebeu o seu segundo Prêmio Nobel, dessa vez em Química, pela descoberta dos elementos rádio e polônio, por isolar o rádio metálico e por estudar os seus compostos. Foi a primeira pessoa a receber dois prêmios Nobel.

Assim, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou o ano de 2011 como o Ano Internacional da Química, em homenagem ao 100º aniversário do Prêmio Nobel em Química para Marie Sklodowska Curie. Além de homenagear as mulheres com essa lembrança, o Ano Internacional da Química tem celebrado as contribuições da química para o bem-estar da humanidade.


Olhar Virtual: Qual a importância do ensino da disciplina de Química desde cedo nas escolas?

Cássia Turci: O estudante aprende quando se emociona; afetado pela emoção, evolui ao longo de qualquer curso sem maiores obstáculos. Precisamos formar professores de Química que tenham entusiasmo e amor pela ciência e que façam com que os alunos sintam-se motivados e aptos a responder às perguntas que os afligem. A Química é a base da vida. Tudo o que existe no universo é composto por elementos químicos. Medicamentos, alimentos, energia, comunicação, meio ambiente e muitas outras coisas que podem nos fazer viver melhor, são pura Química. Quem nunca ouviu a velha frase: “Não compre isso porque tem muita química e pode fazer mal”? Que verdade existe nisso?  O simples ato de piscar, de abrir os olhos ao acordar, a digestão dos alimentos e muitas outras coisas que acontecem em nosso corpo estão relacionadas a reações químicas. Se desde cedo nossas crianças e jovens tiverem este tipo de orientação, a ciência será muito mais atrativa e, provavelmente, teremos uma procura maior pelos cursos de graduação em ciências e áreas afins.



Olhar Virtual: Estamos no Ano Internacional da Química, para celebrar as grandes descobertas e os últimos avanços científicos e tecnológicos dessa ciência. A senhora pode citar alguns exemplos dos eventos importantes para humanidade? Em sua opinião, quais as contribuições de cientistas brasileiros para a área?

Cássia Turci: Temos vários exemplos de descobertas que mostram que hoje o homem tem  melhor entendimento dos fenômenos que afetam nossa natureza, responsáveis por melhor qualidade de vida para toda a sociedade.  Os pesquisadores brasileiros têm dado muitas contribuições em áreas como química de materiais, meio ambiente e vida, nanotecnologia, biocombustíveis, produtos naturais, síntese de novos compostos, controle de doping, fotoquímica, química medicinal, espectroscopia, entre outras, destacando-se o caráter interdisciplinar e as interfaces com outras áreas. Os cursos de Química, hoje, formam pessoas competentes e capazes de atuar como químicos de alto nível em diferentes esferas de ação referentes à nossa profissão, profissionais que possam trabalhar na fronteira do conhecimento. Ademais, é por meio do desenvolvimento dessas atividades que o Instituto de Química, hoje, se projeta na UFRJ, no país e fora dele, e em meio às comunidades científicas nacional e internacional.  A universidade deve se renovar constantemente para se adequar às mudanças do mundo e desempenhar seu papel de geradora do desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico.

Olhar Virtual: Qual a importância do curso acadêmico de Química para a sociedade?

Cássia Turci: Os melhores cursos e empregos são aqueles que fazem com que as pessoas sejam solidárias, criativas, capazes, tanto de refletirem criticamente, como de reagirem positivamente sobre a realidade psicossocioambiental onde estão inseridas. A graduação necessita ser o espaço onde é possível mudança. A boa graduação é aquela que permite ao estudante ser coautor do seu processo de formação geral – que inclui o acesso a muitos recursos pedagógicos impensáveis há apenas vinte anos. No caso da Química, além do domínio da ciência, os estudantes devem buscar um ambiente que lhe permita experimentar dos valores e conhecimentos que estará construindo. Queremos um mundo melhor, sustentável e ambientalmente correto. A natureza é perfeita e, como químicos, precisamos saber respeitá-la e aprender com ela. Química ambiental, química verde, educação ambiental... ramos da ciência química que surgiram para nos ajudar a conhecer melhor o planeta como um todo, um planeta que é único, que está sob nossa responsabilidade. É importante que o estudante de Química pense de forma sustentável, para que as gerações futuras possam viver plenamente e que a Química seja uma aliada na busca de um mundo cada vez melhor!


Olhar Virtual: O slogan do Ano Internacional da Química é "Chemistry for a better world". Para a senhora como a Química pode ajudar a construir um mundo melhor?

Cássia Turci: Ao descrever o panorama mundial, fica muito difícil ignorar que a ciência desempenhou um papel muito importante no progresso de determinados países. Os líderes mais esclarecidos adotaram a estratégia conceitualmente simples de manter a liderança de suas respectivas nações através de investimentos cada vez maiores em ciência.  No entanto, se por um lado os benefícios da ciência são inegáveis, por outro, pode haver consequências definitivamente nocivas, por exemplo, para o meio ambiente. A poluição da atmosfera, da água potável, o aquecimento global e muitas previsões pessimistas nos colocam diante de uma situação de aguda gravidade e que pode, sem exageros, incompatibilizar a Terra com a própria vida. Hoje em dia, vários assuntos merecem a atenção do movimento da responsabilidade social do cientista e entre eles podemos citar: o desmatamento acelerado das florestas do mundo, produtos transgênicos, poluição crescente da água, atmosfera, a eutanásia, a clonagem de seres vivos, o uso das células tronco. Hoje, já se fala em temas como bioética, biodireito. A pesquisa tem contribuído e continuará a contribuir para aumentar a expectativa de vida dos humanos desde que o progresso seja cuidadosamente regulado pelos próprios pesquisadores. Um profissional da Química tem um papel ainda mais importante, porque hoje o estilo de vida vigente tem tudo a ver com grandes descobertas da ciência, principalmente da Química. A nossa responsabilidade é ainda maior e devemos estar sempre atentos aos sinais dados pela própria natureza, que é perfeita.

Olhar Virtual: Haverá algum tipo de comemoração?

Cássia Turci: Desde o início de 2011, várias comemorações têm acontecido em todo Brasil e no mundo. Gostaria, no entanto, de destacar para a UFRJ a semana de 08 a 12 de agosto. Nessa semana acontecerá a exposição “A Química em tudo”, que está sendo preparada pelo Instituto de Química em parceria com a Escola de Belas Artes e a Pró-reitoria de Extensão. A proposta baseia-se na realização de uma série de eventos visando a atender diferentes públicos ao longo do segundo semestre de 2011, sempre focando a difusão da química e suas inter-relações com os demais saberes. As atividades planejadas são: 1) Evento de inauguração das atividades de difusão científica, denominado “A Química em Tudo - a UFRJ no Ano Internacional da Química”, a ser realizado no período de 08 a 12 de agosto de 2011, constituído por: a) Ciclo de palestras com expoentes nacionais e internacionais em pesquisa e desenvolvimento na área de Química em geral; b) Cursos de Extensão de doze horas de duração, voltados para alunos de graduação e pós-graduação em Química e áreas afins e professores de Química (nível médio e superior), com certificação; c) Oficinas criadas pelo Instituto de Química da UFRJ para alunos e professores da rede pública de ensino. 2) Uma exposição itinerante sobre a aplicação da Química em diversos setores da vida cotidiana. Seria muito importante a participação de estudantes de várias Unidades da UFRJ e de outras instituições de ensino.

 

.