Tome Nota

Curso de férias de Microbiologia para alunos do Ensino Médio

 

O Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG) da UFRJ está com inscrições abertas para o curso de férias de Microbiologia. O curso acontece de 25 a 29 de julho no prédio do Instituto na Cidade Universitária e é voltado para alunos do Ensino Médio, rede pública ou privada, sem mais requisitos. O número de vagas é limitado (120) e os interessados podem se inscrever pelo telefone 2562-6698 até o dia 30 deste mês.

Organizado pelos professores Maria Isabel Madeira Liberto e Maulori Curié Cabral (IMPPG), o objetivo do curso é conscientizar os alunos sobre o mundo dos micróbios e desmistificar a ideia de que esses organismos só disseminam o mal. Afinal de contas, afirma a professora Maria Isabel “Se fossem monstros, não haveria vida humana na Terra. Estamos imersos em uma piscina de micróbios. Eles fazem parte de nosso dia a dia, estão presentes em nosso corpo e fazem parte da cadeia alimentar”.

O curso conta uma etapa teórica e práticas em laboratórios. Alunos da graduação do curso de Microbiologia e Imunologia do IMPPG serão os tutores das atividades desenvolvidas nos oito laboratórios disponibilizados pelo Instituto. Dois por sala e um fazendo a ponte entre eles. “O curso já acontece há algum tempo, mas só agora ganha status de oficial”, conta a organizadora.

Ao final, após apresentarem um seminário sobre um dos tópicos vistos durante o curso, os participantes receberão um certificado de participação emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ (PR-5). “Alguns de nossos alunos da graduação são ex-participantes desse curso”, conta a professora. Por desmistificar o assunto, o curso motiva, desperta o interesse dos alunos sobre o mundo da ciência.