Zoom

Arraiá da UFRJ é diversão garantida



Nathália Machado

O Arraiá da UFRJ está chegando nos próximos dias 29 e 30 de Julho, sexta e sábado, das 16h à 1h e promete muita diversão e entretenimento. A festa acontece no campo da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ, na Praia Vermelha, e contará com uma excelente estrutura. De acordo com Maria Dias, diretora de produção do Fórum de Ciência e Cultura, o Arraiá da UFRJ faz parte das atividades “Festejos” do projeto “Cultura Popular na UFRJ”, desenvolvido pelo Fórum dentro de suas ações permanentes. O objetivo é manter a tradição das comemorações juninas do meio rural na Zona Sul da cidade do Rio.

Maria Dias afirma que a UFRJ sempre fez a festa junina, porém sem continuidade. Através de iniciativa do professor Carlos Tannus, o Arraiá se tornou tradição. “Em 2004, quando o professor Tannus era coordenador do Fórum de Ciência e Cultura, resolvemos realizar a festa em parceria com os centros acadêmicos. Convidamos os CAs para a primeira reunião e este é o resultado. A cada ano tem mais interessado e o Arraiá virou tradição. Em 2007, o professor Tannus faleceu e, em reunião, resolvemos homenageá-lo”, explica.

Repertório junino, dois grupos de forró, casamento na roça, quadrilhas adultas e infantis, fogueira, pau de sebo e toda a comida típica dos Arraiás compõem a festança que deverá reunir  cerca de 15 mil pessoas por dia, de acordo com estimativas dos engenheiros responsáveis pela montagem do palco.

O evento é aberto à comunidade, com ênfase na comunidade da UFRJ: Centros Acadêmicos, Projetos de Extensão e Projetos Sociais. O evento, que não possui fins lucrativos, terá parte da renda adquirida pelas barraquinhas utilizada para cobrir os custos da festa. O restante será destinado para os projetos de Extensão e Sociais da UFRJ.

A diretora de produção do FCC-UFRJ enfatiza ainda o objetivo acadêmico do espaço. “Difundir as unidades da UFRJ que pesquisam cultura popular; e garantir uma forma coletiva de capitalização das entidades estudantis, projetos acadêmicos de pesquisa, de extensão, e projetos sociais diversos da instituição. Realizar essa festa é privilegiar a felicidade do povo brasileiro, principalmente dos jovens, que se reúnem a uma universidade respeitada e à equipe do Fórum que já tem tradição em realizá-la”, finaliza Maria Dias.