No Foco

Sistema de Bibliotecas da UFRJ assina portal voltado para política externa e relações internacionais

 

 

Guido Arosa

 

O Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da UFRJ assinou o portal de notícias World Politics Review (WPR), voltado para as Ciências Políticas e Relações Internacionais. O site é um serviço de informação com acesso eletrônico a publicações diárias e internacionais, para profissionais e leitores com interesse em política externa e relações internacionais. Os leitores podem acompanhar de perto e entender melhor os acontecimentos, problemas e tendências de assuntos que se tornarão destaque na imprensa internacional.

De acordo com Paula Mello, coordenadora do SiBI, a assinatura do WPR foi realizada para beneficiar alunos e professores, principalmente do curso de Relações Internacionais, criado em 2009. “É um curso novo e precisa de reforço bibliográfico. Essa base de dados é muito útil para eles”, afirma Paula. No entanto, o WPR é aberto a todos. O site do WPR (www.worldpoliticsreview.com) está disponível através da página do SiBI na Internet, www.sibi.ufrj.br. Qualquer computador dentro dos campi da UFRJ possibilita navegação total na base. Para consultar o WPR fora da UFRJ, os interessados devem consultar o SiBI sobre os procedimentos necessários. Já a página do SiBI pode ser acessada dentro ou fora da universidade.

Os artigos originais do World Politics Review são escritos por mais de 400 colaboradores e especialistas ao redor do mundo, como jornalistas, organizações de investigação de governos, centros de pesquisa e universidades. As matérias são apresentadas com diferentes enfoques. Além de relatórios sobre temas importantes, com resumos, colunas e blogs com análise e notícias, também estão disponíveis recursos de áudio e vídeo, ferramentas avançadas de pesquisas, downloads por celular e recebimento de artigos por e-mail, contendo aproximadamente 20 assuntos mais relevantes de cada semana.

Para Paula Mello, os links de todos os serviços disponíveis no SiBI devem ser divulgados nas páginas das bibliotecas, cursos, unidades e decanias da UFRJ, para que um maior número de usuários possa usufruir de informação com qualidade. Segundo Paula, o valor dessas informações está associado ao seu uso pela comunidade acadêmica. “É importante frisar que estamos em fase de aquisição e renovação da maioria dessas bases citadas”, conclui.