Agenda

Casa da Ciência exibe Fahreint 451, de Truffaut

A filósofa Marcia Tiburi participa do Ciência em Foco, neste sábado(6), na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo. Sua palestra "Entre a escrita e a imagem” seguirá o filme exibido nesta edição do cineclube, Fahrenheit 451, clássico de François Truffaut de 1966. Doutora em Filosofia pela UFRGS, professora da pós-graduação da Universidade Mackenzie e autora de diversos livros, Tiburi irá discutir subjetividade e o poder das palavras e das imagens.

Inspirado no livro homônimo de Ray Bradbury e tido como um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos, Fahrenheit 451 é ponto de partida para a discussão colocada pela filósofa, que também já participou do programa Saia Justa, exibido pelo canal GNT.

Fahrenheit 451 é considerado um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos. A história se passa em uma sociedade totalitária, onde as crianças aprendem que os livros são perigosos e em vez de lidos devem ser queimados. Nesse cenário, uma jovem da resistência pergunta a um bombeiro responsável por atear fogo em livros se ele já havia lido um dos milhões que queimou. A partir de então, o bombeiro começa a ler e a questionar a sociedade ao seu redor. O título da obra é uma referência à temperatura em que os livros são queimados.

O cineclube Ciência em Foco exibe um filme seguido de debate no primeiro sábado de cada mês, com o objetivo de estimular a produção e circulação de novas ideias. A entrada é franca. A Casa da Ciência da UFRJ fica na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo.


II Fórum de Interface entre Cultura e Saúde Mental

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Ipub), em parceria com o Projeto Cultura e Saúde do Fórum de Ciência e Cultura, promove o II Fórum de Interface entre Cultura e Saúde Mental, que será realizado nos dias 11 e 12 de agosto, das 9h às 19h, no Auditório Leme Lopes, no Ipub.

Entre as atividades, estão programadas quatro mesas-redondas (Loucura e Cinema; Loucura e Literatura; Discurso, Narrativa e Psicose; sobre a obra de Rodrigo Souza Leão). No primeiro dia do evento, às 15h, as professoras Elie Cheniaux, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Tania Rivera, da Universidade Federal Fluminense (UFF) vão debater a “Loucura e o Cinema”. No mesmo dia, às 11h, haverá exibição do filme Dá pra fazer, de Giulio Manfredonia, que será seguido de debate com o professor do Ipub, Octavio Domont de Serpa Jr.

No dia 12, às 11h, as psicólogas Eliud Guerreiro e Adriana Machado vão apresentar o Programa do Clube da Esquina, grupo que há 15 anos presta serviços de lazer assistido a portadores de problemas mentais.

A programação completa do evento está disponível no site do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (http://www.forum.ufrj.br/news/folder_110811.pdf)
O Ipub-UFRJ fica no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Venceslau Brás, 71 – Botafogo, Rio de Janeiro.



A gagueira e a fonoaudiologia em debate na Praia Vermelha

 No dia 19 de agosto acontece o III Fórum Científico Instituto Brasileiro de Fluência/UFRJ, voltado a fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia. O tema desta edição é “a gagueira e a fonoaudiologia”.

Especialistas de diversos estados do país tratarão em suas palestras das especificidades da gagueira e dos mais modernos tratamentos. Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt, professora da Faculdade de Letras da UFRJ e assessora educacional do Instituo Brasileiro de Fluência (IBF), irá traçar, em sua exposição, um paralelo entre uma visão cognitiva da gagueira e o filme “O Discurso do Rei”, Oscar de Melhor Filme de 2011. Na trama, o rei Jorge IV tenta superar sua dificuldade para se pronunciar devido à sua gagueira.

O evento será realizado no auditório do Instituto de Neurologia Deolindo Couto, no campus da UFRJ da Praia Vermelha. Mais informações podem ser obtidas no site do IBF, http://www.gagueira.org.br.


Congresso de Cardiologia

 A 28ª edição do Congresso de Cardiologia, cujo tema é “Doenças cardiovasculares: tecnologia e inovação na prática clínica diária”, promovida pela Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj) ocorre entre os dia 4 e 6 de agosto no Hotel Intercontinental Rio, em São Conrado, reunindo os mais renomados especialistas da área para debater temas relacionados à inovação e tecnologia na prática clínica. O evento acontece a partir das 9h e o Hotel InterContinental Rio está localizado na Avenida Aquarela do Brasil, 75, São Conrado, Rio de Janeiro.

Por ocasião do Congresso, no dia anterior ao evento, 3 de agosto, a Socerj organiza três atividade pré-congresso voltadas não apenas para cardiologistas, mas também para clínicos gerais e geriatras: os Cursos de Imersão em Arritmias e em Imagem Cardíaca, além da Jornada de Cardiogeriatria. Haverá debate e esclarecimento de dúvidas por parte de palestrantes de diferentes estados. O local e horário são os mesmos
do Congresso de Cardiologia.

Para realizar inscrições, se informar acerca de detalhes da programação e localizar maiores informações, acessar o site http://sociedades.cardiol.br/socerj/congresso2011/