Agenda

A Química em tudo – a UFRJ no Ano Internacional da Química

O Instituto de Química (IQ/UFRJ) comemorará o Ano Internacional da Química-2011, com o evento, “A Química em tudo – a UFRJ no Ano Internacional da Química”, que ocorrerá de 8 a 12 de agosto, durante todo o dia. A cerimônia de abertura será no dia 8, às 11 horas, no Auditório Roxinho, do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), com a mesa redonda, “Desafios futuros da Química no Rio de Janeiro e no Brasil”.

A mesa redonda será composta por Sônia Cabral de Menezes (Cenpes/Petrobras), Alfredo Laufer (Parque Tecnológico da UFRJ), Débora Foguel (Pró Reitora de Pós Graduação e Pesquisa da UFRJ e docente do Instituto de Bioqímica Médica (IBqM/UFRJ) e Vítor Ferreira, representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

A programação é bastante ampla e está disponível na página do Instituto de Química (www.iq.ufrj.br).

Complementando este programa, haverá a exposição, “A Química em tudo”, montada no hall do bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ (Avenida Athos da Silveira Ramos, 149 – campus da Cidade Universitária).


Novo diretor da Economia toma posse dia 10

A Cerimônia de Posse do novo diretor do Instituto de Economia (IE/UFRJ), professor Carlos Frederico Leão Rocha, será realizada no dia 10 de agosto, quarta-feira, às 17h, no Teatro de Arena da Praia Vermelha.

Professor do IE desde 1998, Carlos Rocha assume o cargo até então ocupado pelo professor João Luiz Sabóia. O novo diretor é graduado em Ciências Econômicas pela UFRJ e possui mestrado e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela mesma universidade.
O Teatro de Arena está localizado no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250- Urca, Rio de Janeiro.



I Workshop de Citometria de Fluxo do EUROFLOW

 O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ), o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e o Consórcio EuroFlow realizam o I Workshop de Citometria de Fluxo do EuroFlow no Brasil.

O evento terá início na quinta-feira (25/08/2011) e se encerra às 12h no sábado (27/08/2011), será realizado na UFRJ e vai contar com a participação dos especialistas internacionais já confirmados, professores Alberto Orfao, Jacques Van Donguen, Tomazs Szczepanski, Quentin Lécrevisse e Esther Mejstrikova.

O workshop é composto de palestras simultâneas, demonstrações de uso de software e prática (hands-on) de análise de casos. Recomenda-se fazer a inscrição antecipada no site http://www.ippmg.org.br, pois as vagas são limitadas pelo tamanho do auditório (as inscrições no local somente serão aceitas em caso de disponibilidade de espaço).

Mais informações com a secretária do evento senhora Daisy Pierucci (daisy_pierucci@globo.com).



I Fórum Carioca de Ciências e Tecnologia na Abordagem de Feridas

 A Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas do Hospital Estadual Getúlio Vargas (SESDEC) e o Departamento de Enfermagem Fundamental/ Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ realizam o I Fórum Carioca de Ciências e Tecnologia na Abordagem de Feridas nos dias 10 e 11 de agosto de 2011 (quarta e quinta-feira), no Auditório Quinhentão, no Centro de Ciências da Saúde RJ (CCS/UFRJ).

As inscrições vão até a próxima sexta-feira (05/08/2011) e podem ser feitas através do endereço http://foccitef.blogspot.com. Haverá premiação para os melhores trabalhos apresentados.

O endereço do CCS é Av. Carlos Chagas Filho, 373 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro. Para mais informações ligue para (21) 2334-7917 ou mande e-mail para curativoshegv@gmail.com.