Agenda

Inscrições para a 6ª Semana de Petróleo e Gás da UFRJ

Estão abertas as inscrições para a "6ª Semana de Petróleo e Gás da UFRJ” (SPEtro-UFRJ). Com o tema “Multiprofissionais, a polivalente indústria de petróleo”, esta edição conta com a possibilidade de inscrição on-line.  

O evento, que será realizado de 24 a 27 de outubro, conta com a presença de profissionais renomados na indústria e tem como principais patrocinadoras a Escola Politécnica e a Coppe. Os assuntos principais serão a integração entre a indústria do petróleo com as diversas engenharias e geociências, visando à evolução da indústria de energia nacional.

Neste ano, também será realizado o “3º Student Paper Contest”, concurso de trabalhos científicos. O objetivo é mostrar a importância do desenvolvimento de um projeto de pesquisa e as diversas possibilidades que a indústria de petróleo propõe. 

O envio da sinopse do trabalho técnico deve ser feito até o dia 2 de outubro, e os trabalhos selecionados serão divulgados no dia 10. No dia 17, serão divulgados os detalhes da apresentação.
Para se inscrever, acesse o site: http://www.petroleo.ufrj.br/spetro/?spt=inscricoes.


Fórum discute a situação econômica brasileira

A 2ª edição do “Fórum Alumni Coppead 2011”, que tem tema “Brasil: rumos, desafios e perspectivas”, acontece nos dias 4 e 5 de outubro. Dividido em quatros painéis, o Fórum coloca em pauta a situação econômica brasileira frente às questões de infraestrutura, saúde, inovação e sustentabilidade.

O Fórum será realizado no Centro Empresarial Firjan, na Av. Graça Aranha, 1, Centro, Rio de Janeiro. Para mais informações, acesse o site: http://www.alumni.coppead.net/portal/.



1º Simpósio Internacional e Workshop sobre Identificação e Intervenção Precoce nas Psicoses

 

O Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ipub-UFRJ) anuncia que estão abertas as inscrições para o “1º Simpósio Internacional e Workshop sobre Identificação e Intervenção Precoce nas Psicoses”, que acontece de 28 de setembro a 1º de outubro.

O simpósio acontece no Anfiteatro Leme Lopes, Instituto de Psiquiatria  (Ipub-UFRJ),que fica na Av. Venceslau Brás, 71 (fundos), Botafogo, e terá tradução simultânea, pois conta com a participação de convidados internacionais.

O principal objetivo do evento será oferecer uma perspectiva panorâmica dos principais estudos recentes, integrando a gênese fenomenológica da experiência psicótica aos instrumentos de avaliação e à prática clínica.

A realização da inscrição e consultas sobre a programação podem ser feitas em www.lab-psicopatologia.org.



Evento da licenciatura em Física busca fortalecer a área

O curso de licenciatura em Física realizará o “9º Encontro de Licenciatura em Física” (IX ENLIF), no período de 3 a 7 de outubro. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento do ensino dessa disciplina no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, congregando pesquisadores, estudantes, professores para compartilhar ideias e experiências nas diferentes áreas temáticas abordadas pelo evento.

As atividades propostas pelo ENLIF incluem exposição de experimentos de baixo custo, sessão de painéis, minicursos, oficinas e concurso de fotografias demonstrando a física do cotidiano. Todas essas contam com a participação de alunos de graduação do Instituto de Física (IF), docentes da UFRJ e de outras universidades, bem como professores de Ensino Médio.

A cerimônia de abertura acontece no dia 3, às 20h15, no IF, 3º andar, e conta com a presença do decano do CCMN, professor João Graciano Mendonça Filho; do diretor do IF, professor José d`Albuquerque Castro; do coordenador da licenciatura em Física, professor João José Fernandes de Sousa, e da coordenação geral do evento.

O endereço do local sede do evento é Instituto de Física (IF), Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Centro de Tecnologia (CT) - bloco A, campus da Cidade Universitária.

Para se inscrever e ver a programação, acesse o site do evento: http://omnis.if.ufrj.br/~enlif/.