Agenda

Macaé realiza 3ª Semana de Integração Acadêmica

O campus de Macaé realiza, até 7 de outubro, a “3ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ-Macaé”. O evento, iniciado na última segunda, conta com mesas-redondas, minicursos, palestras, entre outras atividades culturais para proporcionar a troca de experiências entre alunos de graduação envolvidos em atividades de pesquisa, alunos de pós-graduação, professores e pesquisadores.

As instituições que integram  o campus Macaé, como a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), participarão das atividades que acontecerão no Núcleo de Pesquisa Ecológica Macaé (Nupem), onde também acontece a abertura do evento, e na própria Cidade Universitária.

As inscrições serão aceitas até o dia do início de cada atividade e podem ser realizadas pessoalmente junto à secretaria de Extensão da UFRJ, no segundo andar do prédio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária, que fica na Avenida Aluízio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, ou no Nupem, que fica no bairro São José do Barreto, s/nº. As inscrições também podem ser efetuadas pelo telefone (22) 2796-2564.


O evento é uma iniciativa da UFRJ de Macaé, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ e da Prefeitura de Macaé, por meio da Funemac e da Secretaria de Educação. A programação e demais informações podem ser obtidas pelo número (22) 2762-9613 ou pelo e-mail extensão@macae.ufrj.br.

Setor de Convênios oferece palestra para esclarecer estudantes

O Programa de Intercâmbio Acadêmico da UFRJ será tema de palestra, no dia 21 de outubro, a ser ministrada pelo professor Geraldo Nunes, da Superintendência de Convênios e Relações Internacionais (Scri) da UFRJ. O encontro é uma resposta à recorrente demanda dos alunos por informações acerca das normas para a realização de intercâmbio.

São muitas dúvidas, uma vez que para cada curso e país existem diferentes condições de aplicação do programa, dentre elas, notas e pré-requisitos. O superintendente esclarecerá dúvidas quanto às universidades parceiras da UFRJ, os prazos de inscrições, as opções de bolsas de estudo e outras que forem levantadas.


O evento ocorrerá no campus da Praia Vermelha, às 13h, no Auditório da Central de Produção Multimídia (COM), na Escola de Comunicação, na Av. Pasteur, 250 – fundos.



UFRJ sediará o 18º Congresso Nacional de Estudos Clássicos

 

Entre os dias 17 e 21 de outubro, acontecerá no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/Instituto de História (Ifcs-IH) o megaevento produzido pela Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC). O “18º Congresso da SBEC” tem como tema principal a “Antiguidade: recepção e performance” e contará com apresentações de atividades artísticas, palestras e discussões.

Apesar de ser sediado no Ifcs-IH, o dia de abertura do evento será todo realizado no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no bairro da Glória. Para este ano, o evento conta com centenas de congressistas inscritos até o momento, dos quais 89 são estrangeiros de países como França, Inglaterra e Estados Unidos.

É a terceira vez que o Rio de Janeiro sedia o evento bienal da SBEC. O estado tem grande importância nas pesquisas sobre a Antiguidade Clássica, como os programas de pós-graduação em Filosofia, em Lógica e Metafísica, em Arqueologia, em História Comparada e em Letras Clássicas, todos da UFRJ.

O IHGB, sede da abertura do evento, fica na Av. Augusto Severo, Bairro da Glória ; os andares utilizados pelo congresso serão o 9º e o 13º. Os outros dias serão todos realizados no Ifcs/IH, Largo São Francisco de Paula, Centro.

A programação completa pode ser conferida aqui .



Palestra sobre antipsicóticos acontece no Hospital Universitário

O Centro de Estudos Professora Lúcia Spitz, do Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ), apresenta, no dia 5 de outubro (quarta-feira), a palestra “Hiperprolactinemia e psicofármacos: dilemas e ênfase nos antipsicóticos atípicos”. O evento acontece às 11h no anfiteatro 09E36, que fica no nono andar do HUCFF.

As atividades contam com a participação da doutora Alice Violante, professora associada da Faculdade de Medicina da UFRJ, e do doutor Nelson Caldas, do Serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica do HUCFF.

O endereço do Hospital Universitário é Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255 – Cidade Universitária.