Agenda

Instituto de Nutrição promove III Encontro de Sabores e Saberes

O Instituto de Nutrição José de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC-UFRJ), realiza, nos dias 19 e 20 de outubro, o “III Encontro de Sabores e Saberes”, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. Com o tema “Biodiversidade e Alimentação”, o evento tem o objetivo de promover o encontro da experiência e de saberes tradicionais e científicos em torno da alimentação nas perspectivas culturais, ambientais, sociais e da saúde.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.nutricao.ufrj.br, onde informações sobre a programação também podem ser obtidas. As atividades ocorrem no Restaurante Universitário Central, que fica ao lado do prédio da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD-UFRJ).

O endereço da EEFD é Avenida Carlos Chagas Filho, 540 – Cidade Universitária.
Confira na reportagem da WebTV como foi o evento do ano passado.


Seminário internacional discute países emergentes

O seminário internacional “Repensando o desenvolvimento capitalista em países emergentes”, que será realizado dias 19 e 20/10, a partir das 10h, contará com a presença de pesquisadores nacionais e estrangeiros, da área de Economia. São estudiosos vindos de países como EUA, Argentina, México, França, Alemanha, Portugal, Turquia, Índia, África do Sul, China, Holanda e Cingapura.

Um dos objetivos do encontro é analisar os processos de transformação da economia de países emergentes, partindo de uma análise capitalista teórica. Os trabalhos apresentam como foco poderes regionais e globais, potencializados pelo grupo chamado Brics - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O evento é promovido pelo Instituto de Economia (IE-UFRJ) e será realizado no Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, que fica na Rua São Clemente, 134, Botafogo. A programação completa encontra-se disponível no site http://www.ie.ufrj.br.



Quinta Jornada dos Programas de Pós-graduação do ICB

 

Nos dias 7 e 8 de novembro, no Solar da Imperatriz, acontece a “5ª Jornada dos Programas de Pós-graduação em Ciências Morfológicas e Farmacologia e Química Medicinal” do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da UFRJ. O evento conta com diversas palestras e programações, que acontecerão de 9h às 16h.

O endereço do evento é Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ.



Teoria Literária e suas fronteiras

A Faculdade de Letras abriga, até o dia 21 de outubro, o evento “A Teoria Literária e suas fronteiras”.   Sob a organização dos professores Alberto Pucheu e Flavia Trocoli, o simpósio será composto de conferências e sessões de comunicação sobre cultura,  romance, poesia e artes plásticas. O evento contará com a participação de presenças ilustres, como o poeta Ferreira Gullar e a professora Josefina Ludmer, da Universidad de Buenos Aires.

A professora argentina abrirá os trabalhos, na segunda-feira, às 9h30, com a conferência “O que vem depois”; e, em seguida, acontece  a primeira sessão de comunicação do evento. Todas as manhãs da semana contarão com uma conferência de abertura, nos moldes do primeiro dia. Ao longo da semana, nomes importantes como Sandra Vasconcelos, da USP, e Roberto Corrêa dos Santos, da Uerj, irão promover palestras. O poeta Ferreira Gullar participará de um encontro no último dia do evento.

“A Teoria Literária e suas fronteiras” será realizado nos auditórios G-1 e G-2 da Faculdade de Letras da UFRJ. As inscrições serão feitas por meio do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura.