Ponto de Vista
30.11.2004
TV Consuni : interligando a Universidade
Luciana Ramos

Durante os últimos três meses, a UFRJ vem possibilitando, através da implantação da TV Consuni, a integração entre o colegiado e a comunidade acadêmica.
O coordenador do setor de audiovisual da Assessoria de Comunicação da UFRJ, vinculado ao gabinete do reitor, Sérgio Duque Estrada, está a frente desse projeto, que recebeu a aprovação do Conselho Universitário (Consuni) para desenvolver suas atividades em caráter experimental. O projeto, que tem o apoio do gabinete do reitor, conta também com a parceria do Núcleo de Computação Eletrônica. “O NCE tem uma importância muito grande, pois além de serem os responsáveis pelo armazenamento e transmissão dos vídeos pela Internet, também realizam o monitoramento dos acessos ao banco de imagens, durante e posteriormente a exibição das sessões do Conselho”, explica Sérgio, responsável pela captura e edição das imagens, juntamente com uma equipe de cinco estagiários, estudantes da Escola de Comunicação da UFRJ.
A TV foi apresentada à Universidade, através de transmissões ao vivo do Consuni, projetadas em quatro telões, localizados no hall da Reitoria, CCMN, Forum de Ciência e Cultura e auditório do CFCH. A idéia, é que para o futuro sejam instalados Totens, uma espécie de televisão interna, em pontos estratégicos da UFRJ, que passarão a exibir as sessões.
Além de registrar o Consuni, permitindo a maior circulação e democratização das informações e decisões, está sendo formulado um piloto (programa experimental) de uma revista eletrônica, que cobriria diferentes tipos de acontecimentos, como por exemplo, eventos culturais, esportivos, encontros e seminários. Ela auxiliaria na superação da fragmentação e dispersão de informações que ainda predomina na Universidade, tirando partido das vantagens que a comunicação audiovisual permite, tais como a velocidade e retenção das mensagens televisivas.

• 23/11/2004 - Acordos Comerciais entre Brasil e China
• 16/11/2004 - A gestão da energia na América do Sul