Edição 260 28 de julho de 2009
Faltando menos de uma semana para o início do segundo semestre letivo, a UFRJ começa a se preparar para evitar uma proliferação do vírus Influenza A. Além de contar com um dos dez centros de referência no tratamento da doença, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), a universidade discute a criação de uma grupo de trabalho (GT) para cuidar do assunto.
O Hospital Universitário faz parte de uma rede de hospitais para tratamento e informações sobre o novo vírus. Presentes em diversas regiões da cidade, os polos vão fazer o atendimento aos pacientes suspeitos de contaminação com maior qualidade e segurança, também prestando informações sobre a doença.
Além do HUCFF, fazem parte dessa rede as Unidades de Pronto Atendidmento (UPAs) de Bangu e da Tijuca, os Hospitais Estaduais Albert Schweitzer e Getulio Vargas, em Realengo e Penha, respectivamente, o Centro de Saúde de Manguinhos e os Hospitais Federais do Andaraí e de Bonsucesso, o Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, e o Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ.