Edição 237 03 de fevereiro de 2009
Estar entre as 200 universidades mais populares do mundo na internet é um privilégio para poucas universidades brasileiras. Apenas 5 delas estão no ranking mundial elaborado, na última semana, pelo instituto 4 Internacional College & Universities (4ICU), da Austrália. A UFRJ ocupa a 19ª posição e é a universidade brasileira mais bem colocada no ranking, configurando-se como a universidade do país mais popular na internet.
Para a pesquisa de popularidade na web, o 4ICU analisou 8.750 faculdades e universidades do mundo que fossem reconhecidas legalmente pelos seus governos. Ficaram excluídas da pesquisa as instituições de ensino a distância.
Além do ranking mundial, o 4ICU também elabora rankings com as 100 universidades mais populares em cada continente. No entanto, no continente americano o 4ICU faz a divisão entre América Norte e América Latina. Neste último ranking, o destaque também fica para a UFRJ, que ocupa a primeira posição.
Critérios da classificação
Na pesquisa, não foram levados em consideração a qualidade nem a quantidade de produção acadêmica das universidades. Foram observados apenas os acessos diretos e indiretos e a quantidade de informações trafegadas pela rede durante o acesso ao site da instituição.
O ranking é baseado em um método próprio que utiliza as informações extraídas de três mecanismos de busca independentes: Page Rank do Google, o Traffic Rank do site Alexa e o Total Link Popularity do Yahoo.
O ranking, atualizado semestralmente, fornece a classificação da popularidade das universidades e mostra a importância do website como fonte de informação na contemporaneidade.
Importância do Portal
Os usuários que chegam ao Portal da UFRJ, em geral, são externos à universidade. Eles procuram informações sobre o Vestibular, cursos de Graduação e Pós-graduação, assim como serviços oferecidos pela universidade através das unidades e dos hospitais da instituição.
O diretor do Setor de Informática da Coordenadoria de Comunicação da UFRJ, Ricardo Pereira, afirma que este tipo de pesquisa mostra a importância dos portais (website) como ferramentas e fontes de informação para usuários, que, no caso da UFRJ, são usuários externos que procuram informações e serviços da universidade. “A pesquisa mostra que o meio eletrônico é uma ferramenta que aproxima usuários e futuros usuários da universidade”, destaca.
Estatísticas feitas pela Coordenadoria de Comunicação da UFRJ mostram que 49% dos usuários chegam até a UFRJ por tráfego indireto, 43% são de tráfego direto.
Confira a lista com as 200 universidades mais populares do mundo aqui: http://www.4icu.org