O Centro de Produção Teatral da Escola de Belas-Artes (EBA/UFRJ) encena, nos dias 10, 11 e 12 de novembro, às 16h, a peça “A serpente”, último texto teatral de Nelson Rodrigues. As apresentações inauguram o Estúdio do Centro de Produção Teatral (CPT), localizado no sétimo andar do prédio da Reitoria. Além das apresentações na universidade, o grupo teatral, formado por alunos da UFRJ, leva o espetáculo para os municípios de Itaguaí e Duque de Caxias, através da participação no projeto "Novas Cenas", da Secretaria Estadual de Cultura.
O CPT é uma criação do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Artes Cênicas (NEPAD) da EBA. A inauguração ocorreu no ano passado com o evento "Plínio Marcos na EBA", que contou com apresentação de vídeo, debate e encenação da peça “Quando as máquinas param”.
Este ano, o CPT já promoveu uma série de palestras com atores e diretores cujas carreiras estão ligadas ao teatro de Nelson Rodrigues. O espetáculo será dirigido por Antonio Guedes, que, em 1998, dirigiu a montagem do mesmo texto no Teatro do Pequeno Gesto. Na ocasião, a montagem foi indicada a três prêmios Shell, incluindo a categoria "Direção".
No texto, estão presentes os tradicionais elementos da dramaturgia rodrigueana: amor, sexo, traição e morte. A trama tem início quando Guida oferece o marido à sua própria irmã, que ainda não havia consumado o casamento. O gesto desperta um feroz sentimento de ciúmes entre elas, atiçado por paixões desenfreadas.
A peça tem duração de 50 minutos. O Estúdio CPT tem capacidade para receber 40 pessoas. A entrada é gratuita, com classificação indicativa de 14 anos.
Até 13 de novembro, os estudantes do Colégio de Aplicação (CAp–UFRJ) poderão participar do evento "Ventos Africanos", série de atividades sobre as culturas africana e afro-brasileira. A África foi escolhida como tema em função do trabalho realizado nas aulas de Literatura e História, do Ensino Médio, e na Oficina da Palavra, nas séries iniciais, do CAp. A ideia é abordar o tema de maneira interdisciplinar. O encontro acontece, das 14h às 17h, na Biblioteca, e faz parte do projeto "Ciranda Literária", desenvolvido pelo colégio. O evento é também uma forma de antecipar as comemorações do dia de Zumbi dos Palmares, ícone da consciência negra.
Participarão de "Ventos Africanos" professores, funcionários, licenciandos, ex-alunos e responsáveis por alunos do CAp. Serão oferecidas também diversas atividades para a Escola Municipal Shakespeare e o Colégio Estadual Ignácio Azevedo Amaral. As turmas visitantes serão divididas em dois grupos que participarão das duas oficinas alternadamente.
O GETTHI-MARX (Grupo de Estudos de Teoria e Trabalho de História em Marx) traz o terceiro seminário “Marxismo e História”, nos dias 10 a 12 de novembro. Com duas palestras por dia, o evento conta com professores da UFRJ, UFF e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro (CEFET-RJ).
Composto por graduandos de História da própria UFRJ, o GETTHI-MARX foi criado em 2004 e promove rodas de leitura de obras como O Capital e de outros textos escritos por Marx e demais estudiosos do marxismo. O grupo trabalha para aprofundar as contribuições teóricas no campo marxista e consolidar um pensamento contra-hegemônico que enfrente os valores da ordem dominante.
O seminário será realizado no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), no Largo de São Francisco, nº 1, no Centro. As palestras estão marcadas para começar às 10h e 18h.
Nesta sexta-feira (13/11) acontece a cerimônia de encerramento da XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural e do 6º Congresso de Extensão da UFRJ. O evento será às 14 horas no auditório do Centro Cultural Professor Horácio Macedo, o Roxinho. O endereço é avenida Athos da Silveira Ramos, 274, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Cidade Universitária.
O Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança (GRIS), do departamento de Ciência da Computação da UFRJ, promove o IV Workshop de Segurança da Informação entre os dias 11 e 13 de novembro no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).
Com o objetivo de passar o conhecimento que os membros do GRIS adquiriram na área de Segurança da Informação e mostrar a outros alunos diversas vertentes da área de Computação, o workshop reúne palestras sobre Segurança Wireless e WebMessengers. Empresas como a Clavis Segurança da Informação e a Chemtech vão expor seus trabalhos e dividir técnicas com os universitários.
A entrada no evento é franca e as palestras acontecerão no auditório Maria Irene, no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) do CCMN, a partir das 13 horas. Para mais informações sobre este workshop e os anteriores, acesse o site do GRIS: www.gris.dcc.ufrj.br
Até o dia 13 de novembro acontecem no salão nobre da decania do Centro de Tecnologia da UFRJ a IV Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Coppe/UFRJ e a I SIPAT Integrada do CT.
A semana consiste num ciclo de palestras e atividades envolvendo o tema “Saúde e Segurança – fatores indispensáveis à vida e ao trabalho”. Durante toda a manhã os interessados poderão assistir a apresentações e debates com especialistas da Coppe e da Faculdade de Educação Física da UFRJ (EEFD).
Além das palestras, serão oferecidas oficinas de ioga, testes de glicemia e verificação de pressão arterial, além da exposição de materiais de segurança no hall do bloco A do CT.
O Fórum de Ciência e Cultura (FCC–UFRJ) apresenta, no dia 11 de novembro, uma homenagem a Villa-Lobos feita pela Academia Nacional de Música. Haverá palestras sobre a obra do maestro e exposição com partituras, livros e gravações de Villa-Lobos. O encontro acontece, das 9 às 18h, no Salão Dourado do FCC. O Fórum na Tela apresenta ainda filmes do cineasta argentino Martin Rejtman, de segunda a quinta, 9 a 12 de novembro, às 19 horas. Serão exibidos os filmes Rapado, Los Guantes Mágicos, Copacabana e Silvia Prieto. No último, haverá debate com a professora do Instituto de Letras da UFF, a argentina Diana Klinger. O evento acontece no Salão Moniz do FCC. A entrada é franca.
Confira a programação completa do Fórum de Ciência e Cultura no endereço eletrônico: www.forum.ufrj.br
O Fórum fica na avenida Pasteur, 250 – Urca, campus da Praia Vermelha.